PUBLICIDADE

Ama comer pão? Aprenda a escolher os mais saudáveis

Produtos livres de aditivos químicos e com ingredientes ricos em fibras são as opções mais benéficas para a saúde

Pode admitir: resistir a um pãozinho é uma tarefa bastante difícil, não é mesmo? Seja no café da manhã, no chá da tarde ou na hora de simplificar o jantar, ele está sempre presente na mesa dos brasileiros e aparece como uma deliciosa alternativa para complementar (ou abrilhantar!) qualquer refeição.

Mais do que saborosos, os pães são ricos em carboidratos - e, por isso mesmo, muita gente deixou de consumir o alimento com certa frequência por considerá-lo calórico ou pouco saudável. Mas saiba que dá para comer aquela bela fatia!

De fato, quando consumidos em excesso ou no horário menos adequado, os carboidratos podem aumentar os números na balança e até prejudicar nosso bem-estar. No entanto, eles também são nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo e não devem ficar de fora da dieta sem a indicação de um profissional.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Antes de abolir o pãozinho do seu cardápio, saiba que há muitas variações do alimento disponíveis no mercado e cada tipo possui uma quantidade de nutrientes específica. Desta forma, é importante saber escolher o produto que melhor protege sua saúde sem abrir mão do sabor e qualidade.

Como escolher o melhor pão para a saúde

Para garantir uma dieta saudável e equilibrada, é preciso observar alguns detalhes na hora de comprar o seu pãozinho. Além do tipo de farinha de trigo usada como base, outros ingredientes na receita do alimento fazem toda a diferença no resultado final - e eles são bem fáceis de serem identificados.

Farinha branca ou farinha integral

As versões mais populares de pão costumam ser divididas entre aquelas feitas com farinha de trigo refinada (branca) e aquelas feitas com farinha de trigo integral. A primeira possui o índice glicêmico elevado e contém mais carboidratos, sendo mais indicada para a primeira refeição do dia ou após um grande gasto de energia, como depois de uma atividade física.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Já o pão de farinha integral mantém as quantidades de vitaminas, minerais e fibras do trigo, tornando-o bastante nutritivo. Mesmo que também tenha bastante carboidrato, as fibras contidas neste tipo desaceleram a absorção de açúcar pelo organismo, o que diminui o índice glicêmico e nos deixa saciados por mais tempo.

Nutrella conta com uma linha completa de pão todo natural - Foto: Divulgação
Nutrella conta com uma linha completa de pão todo natural - Foto: Divulgação

Assim, a escolha entre um tipo e outro vai depender do momento do dia em que você pretende comer o seu pãozinho. Lembrando que qualquer pão deve ser consumido de forma moderada e é importante consultar um médico ou nutricionista para entender qual é a quantidade adequada para as suas necessidades.

Livre de aditivos e conservantes

Outro quesito que deve ser levado em consideração ao comprar pão é a presença de aditivos químicos e conservantes artificiais na receita. Em geral, essa informação está indicada na lista de ingredientes que consta no rótulo do produto - com nomes complicados e difíceis de entender.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Hoje em dia, muitas marcas mencionam a ausência dessas substâncias na embalagem, como é o caso de Nutrella - que possui uma linha completa de pão todo natural, só com ingredientes que você realmente conhece. Os produtos são livres de aditivos, mais saudáveis e também mais gostosos.

Complementando as opções já conhecidas, Nutrella apresenta quatro novos sabores para agradar os paladares mais variados: Pão de Damasco, Canela & Chia, Pão de Castanha-do-Pará & Quinoa, Pão de Semente de Abóbora, Linhaça Dourada & Cenoura, Pão de Cranberry, Quinoa & Hibisco.

Junto com todos os nutrientes de cada receita, a linha também traz uma novidade. Isso porque os novos pães de Nutrella são completamente cobertos por grãos. Ou seja, sua refeição fica ainda mais completa e nutritiva com alimentos naturalmente ricos em fibras.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ingredientes nutritivos

Além do tipo de farinha e da fórmula mais natural, ao escolher seu pãozinho, é importante optar por produtos que contenham outros ingredientes nutritivos em sua receita. Aqueles feitos com grãos e sementes são os mais indicados, já que fornecem mais fibras, vitaminas e minerais para sua dieta.

Alguns pães também trazem frutas e especiarias em sua composição, o que torna o momento da refeição ainda mais prazeroso. Por terem mais aromas e texturas na massa, esses produtos são perfeitos para turbinar o cardápio da semana com criatividade e muito mais sabor.