PUBLICIDADE

8 receitas com atum para uma dieta saudável

Alimento é rico em nutrientes necessários para o funcionamento do organismo, como o ômega-3 e a vitamina B12

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

O atum, sob a ótica nutricional, é um alimento fonte de proteína de alto valor biológico e rico em gorduras boas. Ele auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e é um ótimo aliado do cérebro, em razão de nutrientes como a vitamina B12, presente na formação de hemácias e no funcionamento do sistema nervoso central.

Além dela, o peixe também é uma excelente fonte de vitamina B3, vitamina B6 e vitamina D, relacionados a processos do metabolismo e atuando no sistema imunológico e neurológico.

Um dos maiores destaques do atum é a presença de ômega-3, ou também chamado de "óleo de peixe", um ácido graxo necessário para o bom funcionamento do organismo. Como o corpo não o produz, é necessário obtê-lo por meio da alimentação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

À vista disso, incluir o atum na rotina alimentar pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Ele é incrivelmente versátil e pode ser consumido tanto no almoço quanto no jantar. Para te ajudar nessa missão, o Minha Vida selecionou oito receitas com atum para testar na sua casa. Confira:

Pão de atum

A receita de pão de atum, além de prática, é uma ótima forma de variar o cardápio e aproveitar os benefícios desse peixe. O passo a passo é simples e conta com ingredientes acessíveis, como ovos, farinha de aveia e cenoura. Ademais, a receita ainda leva abobrinha, legume rico em fibras, vitamina C, vitamina E e minerais, como selênio, cálcio, zinco e cobre, além de possuir poucas calorias.

Atum ao champagne

Uma receita para os apaixonados por espumantes, o atum ao champagne é simples e prático de fazer, embora conte com muitos ingredientes. Entre eles, a cenoura assume um papel importante como fonte de sais minerais (ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E), além de fibras e potássio. A receita rende 6 porções e tem poucas calorias, sendo uma boa alternativa para aquele almoço especial em família.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Macarronada light de atum

Macarronada é um prato famoso entre adultos e crianças, normalmente sendo servido durante o almoço ou jantar. Nesta receita, o atum é um dos ingredientes principais para uma macarronada light, perfeita para quem busca manter uma dieta alimentar com poucos carboidratos. Além disso, é super fácil de fazer e leva somente 10 minutos para ficar pronta.

Patê de atum com abacate

Quer fazer um lanchinho no fim da tarde, mas não sabe que receita preparar? O patê de atum leva somente alguns minutos para ficar pronto! Ademais, o destaque da receita é o abacate, poderoso anti-inflamatório que auxilia na prevenção ao envelhecimento precoce e é rico em vitamina E, potássio, fósforo e outros nutrientes importantes para o organismo.

Entre seus principais benefícios, frisamos sua ação no controle dos níveis de colesterol, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças cardíacas e câncer.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Torta integral de atum com espinafre

Uma opção nutritiva e saudável para o lanche da tarde ou jantar, a receita de torta integral de atum leva espinafre como um dos principais ingredientes. A verdura é rica em ferro, cálcio e vitaminas, sendo uma ótima aliada na manutenção da saúde muscular e controle da pressão arterial. Embora um pouco mais trabalhosa, a torta pode conferir diversos benefícios à saúde se incluída regularmente na rotina alimentar.

Purê de batata-doce com atum light

Considerada um dos vegetais mais saudáveis que existem, a batata-doce é fonte de vitamina A, C, manganês, fibras, vitaminas do complexo B e potássio. Nesta receita de purê, a batata-doce e o atum compõem um prato saudável e rico em nutrientes, além de ser fácil de fazer. Com poucos ingredientes, ele é preparado em alguns minutos e pode servir até duas porções.

Espaguete ao atum

Outra receita fácil e rápida de preparar, o espaguete ao atum leva somente cinco ingredientes e é uma boa opção se você está em dúvida sobre o que preparar para o almoço, mas não quer abandonar a dieta saudável.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além do atum, a massa é incrementada com alcaparras, um tempero rico em vitaminas, minerais e fibras - e com potencial antioxidante, em razão de serem fontes de flavonoides, componentes que atuam na proteção contra raios ultravioletas e, portanto, atuam na prevenção do envelhecimento precoce.

Risoto de atum com vagem

Está buscando por uma refeição leve e rica em vitaminas? O risoto de atum é uma receita deliciosa e que rende até quatro porções. Embora um pouco mais demorada de preparar, ingredientes como o arroz arbóreo e a vagem conferem diversos benefícios ao organismo, sendo ambos fontes de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico.