PUBLICIDADE

8 receitas com cenoura para colorir e enriquecer a dieta

Alimento é rico em vitamina A, nutriente importante que previne infecções e tem ação antioxidante

A cenoura é um alimento comum na dieta dos brasileiros, em razão de ser acessível e fácil de ser encontrada nos supermercados e hortifrutis. Porém, esse vegetal tão popular também é excelente para a alimentação devido ao valor nutricional, sendo fonte de fibras, antioxidantes ativos e sais minerais, como ferro, cálcio, vitaminas A, C, E, K, e do complexo B, além de potássio e manganês.

Outra vantagem do legume é que ele é pouco calórico: cada 100 gramas de cenoura crua contém 35 calorias. Entretanto, por seu alto teor de açúcar, ele deve ser consumido com moderação por pessoas com diabetes. O mesmo se aplica a crianças muito pequenas, especialmente as que possuem histórico familiar de alergias alimentares.

De acordo com especialistas, um adulto deve consumir cerca de 900 mcg de vitamina A diariamente para manter os níveis equilibrados no organismo - o que equivale a uma xícara de chá de cenoura picada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O betacaroteno presente no vegetal (que está relacionado ao seu tom alaranjado) é o antioxidante que, após ser absorvido pelo intestino, é convertido em vitamina A durante a ingestão. Além dele, outros componentes presentes na raíz conferem benefícios à saúde e são importantes para garantir o bom funcionamento do corpo.

Felizmente, por ser tão versátil, a cenoura pode ser incluída em diversas receitas do dia a dia. Confira oito delas, selecionadas pelo Minha Vida, para tornar a sua rotina ainda mais saudável, colorida e nutritiva.

Panqueca de cenoura e aveia

Essa é uma receita que, além de saudável, é uma opção fácil e prática de refeição para as crianças. Pode ser servida tanto no café da manhã quanto no lanche da tarde. Além da cenoura, a panqueca também leva aveia, uma importante fonte de fibras que mantém o intestino em bom funcionamento e previne doenças crônicas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Bolo de cenoura sem açúcar

O bolo de cenoura com chocolate é uma daquelas comidas queridinhas dos brasileiros. Para os apaixonados por doces, mas que têm receio de abandonar a dieta, essa receita é a solução: ela não leva açúcar e nem vai ao forno. Ademais, ela conta com ingredientes simples e é super fácil de fazer.

Cupcake de cenoura com chocolate sem açúcar

Perfeita para agradar os pequenos, a receita de cupcake de cenoura com chocolate também é uma alternativa mais saudável para os que não rejeitam doces. Ela não leva açúcar na massa e contém ingredientes simples. Entre eles, está a uva passa, um alimento repleto de benefícios para a saúde, diretamente relacionados ao fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção de infecções e doenças crônicas.

Bolo de cenoura com cobertura de iogurte grego

Outra alternativa de bolo de cenoura, mas agora um pouco diferente: ao invés de chocolate, ele leva cobertura de iogurte grego. É uma sobremesa deliciosa que pode ser consumida após o almoço em família. E o melhor: contém poucas calorias e pode servir de 8 a 12 pessoas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Bolinho de beterraba, cenoura e laranja

Acompanhando a cenoura nessa receita prática e nutritiva, a beterraba atua como fonte de vitaminas A, B e C e minerais como sódio, zinco, magnésio, potássio e ferro. Além disso, ela está relacionada à prevenção de doenças e o envelhecimento precoce.

A laranja também exerce um papel importante: ela é rica em vitamina C e possui flavonoides e diversos outros nutrientes importantes para manter o organismo mais forte. É uma opção que os pequenos, em especial, irão adorar para aproveitar o lanche da tarde.

Espaguete low carb de cenoura ao molho funghi

A dieta low carb é um método que propõe reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos, priorizando o consumo de alimentos de baixo índice glicêmico - e a receita de espaguete de cenoura, ensinado pela nutricionista Patricia Davidson Haiat, é uma excelente alternativa para quem está apostando nessa dieta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além de ingredientes básicos, como cebola e tomate, o espaguete leva também funghi, um alimento rico em vitaminas do complexo B e fibras, como betaglucanas, que contribuem para a integridade das células do intestino e ajudam a fortalecer a imunidade.

Sopa de cenoura e beterraba

Essa é uma daquelas receitas para quem, na falta de opção para o jantar, gosta de apostar em algo prático e saboroso. A sopa de cenoura com beterraba pode ser preparada em 30 minutos e rende até 6 porções, cada uma possuindo apenas 86 calorias. Aliando os benefícios da cenoura com a beterraba, temos uma refeição super rica em nutrientes.

Empadão de cenoura e agrião

Embora um pouco mais trabalhosa de ser preparada, a receita de empadão de cenoura e agrião não possui glúten e contém biomassa de banana verde, que é rica em amido resistente e ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Pode ser consumido durante o almoço e rende até 6 porções.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)