PUBLICIDADE

Brócolis pode ajudar a combater o câncer de cólon

Substância presente no brócolis e em outras crucíferas podem ser um aliado no tratamento do câncer de cólon

Um composto presente no brócolis e em outros vegetais crucíferos pode não apenas ajudar a prevenir o câncer de cólon, como também tratá-lo. É o que aponta uma pesquisa da Texas A&M University, dos Estados Unidos.

Este composto que pode combater o câncer é chamado de sulforano e está presente em vegetais como couve de Bruxelas, couve, couve-flor e repolho. Porém, suas maiores concentrações estão nos brotos jovens de brócolis. O sulforano também pode ser encontrado em um suplemento dietético chamado BSE.

A pesquisa da universidade americana contou com a participação de 28 voluntários com cerca de 50 anos. De acordo com o estudo, constatou-se que os voluntários que comiam mais crucíferos tinham níveis mais altos do gene p16 que ajuda a combater o câncer de cólon.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É importante ressaltar que o estudo não sugere que os tratamentos tradicionais, quimioterapia e radioterapia, sejam abandonados. Ele apenas propõe que as crucíferas também façam parte deste tratamento.

Apesar dos benefícios das crucíferas, é preciso ter alguns cuidados. Isto porque estudos prévios realizado em animais apontaram que o sulforano induz uma proteína chamada Nrf2, que tem um efeito antioxidante e contribui para o combate do câncer inicial. Porém, quando a doença já está mais avançada, esta mesma substância pode contribuir para o crescimento do tumor.

Saiba mais sobre os benefícios das crucíferas aqui.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)