PUBLICIDADE

Chá verde pode evitar rompimentos de artérias, diz estudo

Consumo de polifenóis, substância presente no chá verde, reduz a expansão do aneurisma da aorta abdominal

Muito consumido no oriente, o chá verde vem ganhando espaço em países ocidentais por conta de seus benefícios. A bebida traz saciedade, acelera o metabolismo, combate o colesterol, previne o câncer, doenças cardiovasculares e inflamações, e ainda oferece outras vantagens a saúde.

Pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, realizaram uma pesquisa com ratos mostrando que o chá verde pode prevenir uma condição mortal na principal artéria do corpo, a aorta. Eles descobriram que os ratos que bebiam chá verde desenvolviam com menos frequência o aneurisma da aorta abdominal, uma condição que deixa a artéria principal sobrecarregada e inchada.

O aneurisma da aorta abdominal não possui tratamento e é responsável por provocar morte em 50% dos casos. "O aneurisma da aorta abdominal muitas vezes passa despercebido por não existirem sintomas, até que estourar. Se o paciente tiver sorte, pode aparecer um inchaço antes da ruptura, que será tratado cirurgicamente", diz Kenji Minakata, um dos autores do estudo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No estudo, os ratos foram tratados com enzimas que induzem o aneurisma da aorta abdominal, assim foi possível descobriu como a condição era reduzida através do composto de polifenóis, presente no chá verde. Também constataram que os ratos tinham menos inflamações e maior produção de elastina, que ajuda na proteção da artéria.

"O tipo de polifenol encontrado no chá verde pode regenerar elastina, uma proteína essencial que dá à artéria seu elástico. Considerando que os aneurismas arteriais abdominais são causados pela inflamação e degradação de elastina na parede arterial, pensamos que beber chá verde pode ajudar no tratamento." explica o principal autor Shuji Setozaki.

Os pesquisadores acreditam que a ingestão diária de chá verde deve ser considerada como uma nova estratégia para prevenir o aneurisma da aorta abdominal. Contudo, estudos futuros ainda precisam ser feito para ver a dose ideal pra cada pessoa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que é Aneurisma da aorta abdominal?

Um aneurisma da aorta abdominal é uma dilatação (protuberância) dessa artéria na altura do abdômen. É uma doença grave, com altas taxas de mortalidade, mas com grandes chances de cura quando diagnosticado precocemente.

Cerca de 4% da população sofre com o problema e, em pessoas com mais de 60 anos, o percentual aumenta para 6%. Algumas vezes pode se apresentar em faixas mais jovens da população, mas é raro.