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Horário das refeições pode ajudar a emagrecer: entenda

Pequenas alterações no horário do jantar e do café da manhã, como o jejum intermitente, pode reduzir a gordura corporal

Um estudo da Universidade de Surrey, na Inglaterra, investigou o impacto da mudança dos horários das refeições sobre a ingestão alimentar, a composição corporal e sobre os marcadores de risco para diabetes e doenças cardíacas. A pesquisa durou 10 semanas e foi liderado pelo pesquisador Jonathan Johnston.

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Os participantes foram divididos em dois grupos: aqueles que adiaram o café da manhã em 90 minutos e jantaram 90 minutos mais cedo, fazendo um tipo de jejum intermitente; e aqueles que fizeram as refeições normalmente (grupo de controle). Foram solicitados aos participantes amostras de sangue e eles tinham que completar diários de dieta antes e durante a intervenção ao longo das 10 semanas, assim como preencher um questionário de feedback imediatamente após o estudo.

Ao contrário de estudos anteriores, os participantes não precisaram manter uma dieta rigorosa e podiam comer livremente, desde que estivessem dentro dos horários determinados. Isso ajudou os pesquisadores a avaliarem se esse tipo de dieta era fácil de seguir na vida cotidiana.

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Os pesquisadores descobriram que, aqueles que mudaram os horários de suas refeições perderam, em média, mais do que o dobro de gordura corporal que os participantes do grupo de controle, que faziam suas refeições normalmente.

Embora não houvesse restrições sobre o que os participantes poderiam comer, os pesquisadores descobriram que aqueles que mudaram suas refeições, em geral, comeram menos do que o grupo de controle. Este resultado foi apoiado por respostas do questionário, no qual descobriram que 57% dos participantes notaram uma redução na ingestão de alimentos, seja pela redução do apetite, pela diminuição das oportunidades de comer ou por uma redução nos lanches (especialmente à noite).

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"Embora esse estudo seja pequeno, ele nos forneceu informações valiosas sobre como pequenas alterações em nossos horários de refeição podem trazer benefícios para nossos corpos. A redução na gordura corporal diminui nossas chances de desenvolver obesidade e doenças relacionadas, por isso é vital para melhorar nossa saúde geral", diz Jonathan Johnston, pesquisador em Cronobiologia e Fisiologia Integrativa da Universidade de Surrey.