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Dia Mundial do Ovo: aliado ou vilão?

O ovo é conhecido como um dos alimentos mais completos, rico em aminoácidos, cálcio, sódio e vitaminas. Mas será que ele pode fazer mal?

Comemorado no dia 11 de outubro, o Dia Mundial do Ovo levanta aquela velha polêmica: o ovo faz bem ou faz mal? Antes de responder, vale lembrar que o ovo é considerado o segundo alimento mais completo de todos, perdendo apenas para o leite materno no quesito de nutrientes. Isso porque ele é rico em aminoácidos, cálcio, sódio, iodo, selênio, colina e vitaminas (A, B, D e E), trazendo inúmeros benefícios à saúde.

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Entretanto, muita gente também conhece a famosa associação do ovo com o colesterol, o que conferiu ao alimento um verdadeiro status de vilão da nossa alimentação. Mas afinal, o que os especialistas dizem sobre os benefícios do ovo?

Benefícios do ovo

Além de sua composição natural com diversos nutrientes essenciais, o ovo pode favorecer muitos aspectos de nosso desenvolvimento físico e mental, podendo nos ajudar a ganhar músculos e perder gordura.

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O alimento, que pode ser consumido de várias maneiras, também é um item versátil na cozinha, já que é fácil de ser preparado e ainda pode complementar muitas receitas.

Confira a seguir alguns benefícios de se ingerir ovos diariamente:

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Os ovos são ricos em albumina, uma proteína de digestão lenta. Isso faz com que a pessoa se sinta satisfeita de forma mais rápida e sacie a fome com poucas calorias. Além disso, ele também promove a formação da musculatura magra e diminui a gordura no corpo.

Um dos maiores benefícios do consumo de ovos é a sensação de bem-estar, porque o alimento possui o triptofano, matéria-prima da serotonina. Essa substância é conhecida como o hormônio da felicidade, estando ligado ao prazer e realização pessoal.

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O ovo é uma alternativa econômica e altamente nutritiva. Por isso, quando faz parte da alimentação das crianças, ele estimula o crescimento e evita a desnutrição, como indica um estudo publicado no periódico Pediatrics.

A presença de carotenóides no ovo também traz muitos benefícios para nossa visão. Isso porque essas substâncias têm efeito antioxidante e protegem os olhos dos efeitos da luz ultravioleta.

Ovo aumenta o colesterol?

Mesmo com tantos benefícios, o ovo acabou caindo no centro de uma polêmica nutricional recente, que "acusou" o alimento de ser um vilão do nosso colesterol. No entanto, esse mito foi contestado por muitos especialistas e pesquisas científicas.

O nutrólogo Durval Ribas explica que o ovo não afeta realmente o colesterol se for ingerido até 5 vezes por semana - cozido, de preferência. Na verdade, o alimento só têm impacto no colesterol nos casos em que o paciente sofre de hipercolesterolemia genética.

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Um ovo tem o valor médio de 178 miligramas de colesterol por unidade, uma quantidade considerada razoável. Em contrapartida, a gordura trans e o excesso de carboidratos são os maiores responsáveis por aumentarem o LDL, conhecido como colesterol ruim, ao longo tempo.

Salmonela no ovo

Um risco "real" do consumo de ovos é invisível aos nossos olhos. Isso porque o alimento pode estar, eventualmente, contaminado com a bactéria salmonela, que causa uma séria infecção intestinal.

Portanto, não é recomendado o consumo de ovo com gema mole (crua) - especialmente no caso de ovos sem procedência conhecida. O cozimento da gema é capaz de matar a bactéria e acabar com qualquer perigo à nossa saúde.

Como qualquer alimento, o ovo também exige alguns cuidados no manuseio e armazenamento para não oferecer nenhum risco ao ser humano. Por isso, é importante comprar ovos de origem confiável e garantir que o alimento esteja fresco na hora do consumo.

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