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Dieta rica em soja pode reduzir sintomas da menopausa

Em estudo, 60% das mulheres relataram ficar totalmente livres das ondas de calor típicas da menopausa

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Um novo estudo, publicado pela North American Menopause Society no jornal Menopause, sugere que uma dieta baseada em alimentos ricos em soja pode reduzir em até 84% os incômodos causados pelos sintomas da menopausa, especialmente as ondas de calor, de cinco por dia para menos de uma por dia.

O ensaio chamado de 'Estudo feminino para o alívio dos sintomas vasomotores' (em tradução livre) teve duração de 12 semanas, onde quase 60% das mulheres participantes relataram terem ficado totalmente livres de fogachos.

A pesquisa dividiu mulheres na pós-menopausa, que experimentaram duas ou mais ondas de calor por dia, em dois grupos: o grupo de controle e o grupo de intervenção.

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Enquanto o grupo de controle manteve seus hábitos alimentares regulares por 12 semanas, as mulheres designadas para o grupo de intervenção consumiram uma dieta diária com baixo teor de gordura à base de plantas, que também incluía meia xícara de soja, geralmente adicionada a uma sopa ou salada.

Os pesquisadores também monitoraram o peso corporal diário das participantes, além das ondas de calor, e registraram a frequência e a gravidade dos sintomas físicos, vasomotores, psicossociais e sexuais.

"No final do estudo, a maioria das mulheres com uma dieta rica em soja relatou que não sentia mais ondas de calor moderadas ou extremas e que experimentaram melhorias significativas em sua qualidade de vida", disse a autora do estudo, Hana Kahleova, diretora de pesquisa clínica do Comitê de Médicos.

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As participantes também relataram melhorias em seu humor, sono e níveis de energia, e até mesmo sentiram melhora na digestão e perda de peso.

Benefícios da soja para a saúde

Além de ser rica em proteínas vegetais e possuir todos os nove aminoácidos essenciais para o corpo, a soja inclui uma série de outros benefícios para a saúde, como:

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Para usufruir dessas vantagens, é possível incluir a soja no cardápio diário por meio de vários alimentos, como o leite vegetal, que ainda pode ser combinado com banana, coco e cereais; saladas; molhos e caldos com grão de soja; farinha de soja, usada no preparo de tortas, bolos e pães; queijo tofu e carne de soja.