PUBLICIDADE

Cure suas plantas com os Florais de Bach

Essências ajudam a eliminar pragas e estimulam o crescimento

As plantas são seres vivos e precisam mais do que água, terra e adubo para crescer de maneira saudável. Não é à toa que dizem que as plantas que recebem carinho e até palavras amenas crescem e florescem melhor. A terapeuta floral Maria Aparecida das Neves indica os Florais de Bach originais para ajudar as plantas que foram transplantadas, que sofreram quedas, que foram negligenciadas, esquecidas num canto, para as que foram cortadas e colocadas em vaso e até para o crescimento delas. "As plantas podem facilmente receber as essências florais. Basta colocar dez gotas na água ou no borrifador, seguindo as indicações abaixo, ou até mesmo usando o Rescue Remedy", diz Aparecida. Acompanhe:

Para todas as plantas, Rescue Remedy: O Rescue Remedy é um composto de Florais de Bach originais para ser usado em situações de emergência: acidente, choque, alarme, pavor, nervosismo, estresse. Essa é a essência do resgate , composta por cinco elementos: Star of Bethlehem, Rock Rose, Cherry Plum, Clematis e Impatiens. O Rescue é apresentado em gotas, em embalagens de 10 ml ou 20 ml, spray e creme. Tanto o Rescue em gostas quanto em spray oferece os mesmo benefícios, variando apenas a quantidade ingerida. Para as plantas, coloque dez gotinhas na água, borrife ou regue. Esse floral é excelente também para você: se optar por gotas, pingue quatro delas na língua. Se preferir usar o produto em spray, aplique duas borrifadas também na língua.

Para plantas transplantadas: Use o Rescue Remedy conforme indicado acima, adicionando a essência floral Walnut. Esse floral tratará a hipersensibilidade que a planta apresenta neste momento.

Para plantas expostas ao frio e à geada: Estas plantas devem ser banhadas com uma solução de Rescue Remedy e água.

Para vasos que caem de janelas ou prateleiras: Use Star of Bethlehem, para que suas plantas superem o trauma.

Para flores que foram cortadas: As flores que foram cortadas e colocadas no vaso também devem receber algumas gotas de Star of Bethlehem na água. Você também pode usar Walnut (para a mudança de ambiente), Wild Rose (para as que pendem, apáticas, sobretudo no inverno) e o Rescue Remedy.

Para plantas esquecidas: Se você esqueceu-se de uma planta num canto, se a negligenciou, use Rescue Remedy com as esssências Hornbeam e Willow. Essas essências florais farão com que as plantas recuperem porque transforma a insegurança e o ressentimento por ter sido abandonada em satisfação, positivismo e alegria pela vida, em conjunto com o Rescue traz o equilíbrio e sentido para florir novamente.

Para que suas plantas cresçam: Use as essências Vine (que ajuda a arrebentar a casca dura da semente para germinar), Hornbeam (que fornece energia adicional para o crescimento) e Olive (que supera a exaustão causada pela germinação e pelo crescimento). Na transição entre uma fase de crescimento e outra, use Walnut, que auxilia em todos os ritos de passagem, de transição.

Para livrar as plantas de pragas: Use Crab Apple, que faz uma limpeza nas plantas e as livra de insetos e pragas.

Sobre os Florais de Bach originais
Os Florais de Bach são 38 essências de plantas e florais criadas pelo médico inglês, Edward Bach, na década de 30. São gotinhas que, combinadas ou não entre si, ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia. Com isso, não afetam o bem estar do organismo. Eles têm ainda outras vantagens: são naturais, não são caros e não têm contra indicação.

O bacteriologista e pesquisador inglês Edward Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-los.

A chave para receitar o Floral de Bach é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. "É o passo mais importante para equilibrar as emoções", adianta Aparecida. "São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida".

A terapeuta Maria Aparecida das Neves uma das mais graduadas brasileiras a trabalhar com os Florais de Bach originais tem como meta educar as pessoas para que elas possam utilizar corretamente os Florais e, assim, alcançar todos os seus benefícios. "Os Florais de Bach originais não são um medicamento, mas um complemento à medicação ou, em casos que remédios não são necessários, um tratamento bastante eficiente. Eles podem ser utilizados sozinhos ou combinados entre si para aliviar sentimentos que acarretam problemas naquele momento de vida", comenta.