PUBLICIDADE

Adapte a ceia aos tempos de crise

Escolha alimentos mais baratos e muito gostosos para o Natal

De um ano para outro, os produtos utilizados na ceia de natal sofrem significativos reajustes de preços. Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgado recentemente pelo jornal O Estado de São Paulo, em 2008, os que apresentaram altas mais expressivas até novembro foram, justamente, aqueles produzidos no país, como o pernil (24,84%) e o lombinho de porco (15,5%). Para a nutricionista Patrícia Morais de Oliveira, do GANEP Nutrição Humana, vale fazer um planejamento e uma pesquisa de preços antes das compras, para compor uma ceia mais econômica e saudável.

"Isso é possível fazendo substituições de alimentos tradicionais por outros com custos mais baixos. Por exemplo, pode-se dar preferência a itens como o frango assado, as frutas frescas da época e algumas frutas cristalizadas, além de substituir as oleaginosas, como nozes e castanhas, por amendoim."

O frango, inclusive, pode ser preparado com um recheio especial, como farofa, para substituir o tradicional peru. Também o bacalhau pode ser trocado por tainha assada, e o tender, pelo lombo, se a palavra de ordem for economia.

"Há boas opções entre as receitas caseiras que, além de custo mais baixo, podem ser mais saudáveis e nutritivas. Para os pratos salgados, além da farofa, há o arroz e as saladas. Para sobremesa, rabanada e doces de frutas. Outra dica é preparar o em casa o próprio panetone ou bolos com frutas cristalizadas", salienta Patrícia.

O arroz, base de vários pratos na ceia de natal, é rico em carboidratos e excelente acompanhamento dos alimentos protéicos, como carnes, frango ou peixe. Se puder optar, prefira estes dois últimos, preparados sem pele.

"É sempre bom dar preferência para as carnes magras. A ceia fica ainda mais saudável quando as carnes são servidas sem peles, no caso de peixes e frango, ou sem gordura aparente, nas carnes de vaca e de porco. Frutas frescas, legumes e folhas podem ser saboreados à vontade."

Confira o cardápio sugerido pela nutricionista Patrícia Morais para uma ceia pra lá de econômica.

Entrada: Salada de folhas verdes com manga em fatias
Acompanhamento: Farofa de miúdos ou ovos, arroz com brócolis e tutu de feijão
Prato principal: Frango assado com molho de laranja e batatas douradas
Sobremesa: Rabanada ou salada de frutas