PUBLICIDADE

Ônibus da dengue percorre litoral paulista

A exposição itinerante tem como objetivo educar e conscientizar a população

Engajados no combate ao mosquito transmissor, o Ministério da Saúde, as Secretarias de Saúde e as Prefeituras Municipais e da Vigilância Sanitária estão nas ruas do litoral paulista, uma das regiões mais afetadas pela doença, com uma atração itinerante que leva informação e entretenimento para a população: o Ônibus da Dengue.

Dentro desse ônibus especial, os visitantes podem conferir uma exposição que explica tudo sobre a dengue. O destaque fica por conta das esculturas que mostram todo o ciclo do mosquito Aedes Aegypt ampliado 1.800 vezes. Com a ajuda de lupa, é possível ver como são os ovos, as larvas e o mosquito adulto em tamanho original. Cartazes mostram os locais em que o mosquito se prolifera e como deve ser o combate aos possíveis criadouros do inseto.

Para explicar melhor como encontrar e destruir os locais de procriação do mosquito transmissor da doença, o ônibus conta com agentes de saúde dos programas de combate à dengue das prefeituras locais de cada município. De acordo com os especialistas, as pessoas ainda carecem de informações importantes sobre o combate e prevenção à dengue. Poucos sabem, por exemplo, que o Aedes Aegypt consegue depositar os seus ovos, até mesmo, em gotas de orvalho, trilhos de boxes e ralos de banheiros.

Os visitantes da exposição itinerante também recebem um kit com folhetos explicativos, adesivos com a mensagem "Xô, dengue" e a revista educativa Coquetel Desafio Dengue, que traz cruzadinhas, caça-palavras e outras atividades de passatempo relacionadas ao combate da dengue. Ao todo, mais de 500 mil kits serão entregues à população.

O ônibus existe desde 2003 e tem como principal objetivo educar e conscientizar a população sobre prevenção contra a dengue e riscos do contágio da doença. Em 2009, o Ônibus da Dengue já passou pelas cidades de Itanhaém e Praia Grande, com uma média de 500 visitantes por dia. Até junho, o ônibus passará pelas cidades de Peruíbe, São Vicente, Cubatão, Santos, Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilha Bela e Ubatuba. No momento, o ônibus está percorrendo os locais mais movimentados de Mongaguá, de onde ele partirá dia 18 de fevereiro para o seu próximo destino, São Sebastião.