PUBLICIDADE

Livro ajuda a entender déficit de atenção

Transtorno pode afetar tanto crianças quanto adultos

O lançamento do livro "No Mundo da Lua", do psiquiatra Paulo Mattos, e editado pela Casa & Leitura Médica, promete ajudar as pessoas a entenderem os problemas e as soluções do TDHA - Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Os principais assuntos abordados no livro são a desatenção, inquietude e impulsividade, que de acordo com o autor, podem ser confundidos com a personalidade de cada indivíduo. "Em geral, os sintomas no adulto e na criança são basicamente os mesmos, expressando-se de forma parecida nas diferentes etapas da vida", diz Mattos. "Pode ser o aluno que não presta atenção ao que professora diz ou o marido que parece não escutar o que a mulher está contando", exemplifica.

Os problemas causados pelo transtorno também são abordados no livro. "O TDAH causa impactos extremamente negativos no dia a dia das pessoas, podendo, muitas vezes, tornar-se um problema para a vida toda. Em cerca de 60% dos casos é considerado crônico, causando dificuldades tanto para o garoto que vai à escola quanto para adulto que é casado, tem filhos e trabalha."