PUBLICIDADE

Alergia a amendoim está com os dias contados

Pesquisa descobre a cura da intolerância ao grão em crianças

Pesquisadores do hospital Addenbrooke, de Cambridge (Grã-Bretanha), afirmam ter conseguido curar um pequeno grupo de crianças que sofria de alergia a amendoins usando como remédio o próprio amendoim.

Foram testadas 15 crianças com até 9 meses de idade que ingeriram 5 miligramas de farinha de amendoim por dia, durante seis meses, sob acompanhamento de médicos alergistas. No final deste período, as crianças conseguiam consumir amendoins e não ter nenhuma reação alérgica grave.

De acordo com os pesquisadores, bebês e crianças tem um sistema imunológico mais flexível e adaptável, sendo possível reverter quadros como o estudado, usando a própria substância causadora da alergia como antídoto para que o organismo produza anticorpos. No entanto, o método não se torna possível em adultos, já que o sistema imunológico está codificado pelas vacinas e demais medicamentos utilizados ao longo da vida.

Esta foi a primeira vez que uma alergia alimentar foi revertida. Alergias a amendoim, em sua forma mais comum, costumam causar problemas respiratórios e, em casos mais sérios, choque anafilático. Os coordenadores do estudo explicam que o interesse em curar a alergia causada pelo amendoim se deu pela gravidade das reações que, em casos extremos, podem levar a morte. Não é uma cura permanente, mas, enquantoas crianças continuarem a ingerir uma dose diária de amendoim , eles poderão controlar a intolerância ao grão.