1 pessoa perguntou:

Como a dieta da sopa age no organismo?

  • Respondido em 16/02/2018
    Clarissa Fujiwara Nutrição - CRN 32841/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Apesar de não haver um padrão propriamente dito, em geral, por ser utilizada para a perda de peso a curto prazo, se baseia numa dieta hipocalórica, ou seja, oferece menos energia em relação às necessidades energéticas. Dessa forma, a chamada “Dieta da Sopa” induz à perda de peso por apresentar o componente restritivo na ingestão de calorias.

    Cabe ressaltar que, uma vez que não existe um protocolo estabelecido, torna-se essencial que o processo de perda de peso ocorra de forma a não acarretar carências nutricionais e, consequentemente, prejuízos à saúde.

    Destinada a ter um seguimento por período limitado, em geral, não ultrapassando mais de uma semana, por isso, utilizada como recurso com a finalidade rapidamente (recordando que neste processo também há grande perda de água corporal) de emagrecer antes de um evento ou como motivador inicial de uma dieta a longo prazo, num processo de reeducação alimentar. Na “Dieta da Sopa” é permitida, além de sopa compostas por variedade de verduras, legumes e carnes magras, a ingestão de bebidas sem açúcar, como chás, café e frutas na forma de sucos ou in natura.

    Cabe ressaltar que o seguimento da chamada “Dieta de Sopa” e demais dietas visando à perda de peso, sem acarretar em repercussões negativas à saúde - de forma segura e sustentável, deve ser realizado com acompanhamento de um nutricionista que avaliará, dentre outros aspectos, as condições de saúde, estilo de vida e necessidades nutricionais individualmente.

    PUBLICIDADE