Ninha perguntou:

Os alimentos integrais tem a mesma quantidade de calorias que os não integrais?

  • Respondido em 02/08/2014
    Clarissa Fujiwara Nutrição - CRN 32841/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    É comum que muitas pessoas associem alimentos integrais como menos calóricos (confundindo-os frequentemente com produtos “light”), entretanto, é importante destacar que os alimentos integrais não necessariamente possuem menos calorias do que as suas versões refinadas. Na realidade, para a maioria dos casos, as calorias de ambos são similares, a exemplo de alimentos como o arroz e o macarrão.

    Contudo, o consumo das versões integrais figuram como a melhor opção sob o ponto de vista nutricional. Em decorrência de não sofrerem o processo de refinamento, preservam a camada mais externa do cereal, apresentando assim maior conteúdo de vitaminas - como as do complexo B - além de minerais - a exemplo do fósforo e magnésio. Adicionalmente, possuem maior quantidade de fibras alimentares que promovem a sensação de saciedade, reduzem a velocidade de absorção da glicemia no organismo - as versões integrais de alimentos, em geral, possuem menor índice glicêmico - podem auxiliar no controle do colesterol e são, especialmente, fundamentais para o bom funcionamento intestinal.

    Existem diversas maneiras de incluir os alimentos integrais no dia-a-dia de forma saborosa. Consulte um nutricionista para que juntos vocês possam planejar a sua alimentação de forma saudável e de acordo com as suas necessidades.

    PUBLICIDADE