Maria perguntou:

Por que algumas pessoas podem ter dificuldades para perder peso quando estão na menopausa?

  • Respondido em 21/07/2014
    Dra. Tamara Mazaracki Nutrologia - CRM 52301716/RJ
    especialista minha vida
    Olá,

    Na pós-menopausa aparecem alguns fatores complicadores em relação ao peso corporal. O funcionamento orgânico é mais lento, o estomago e o pâncreas tem dificuldade em produzir enzimas digestivas. O intestino tem menos capacidade de absorver os nutrientes. Com o avançar dos anos se tem menor proporção de massa muscular, com diminuição do gasto metabólico e necessidade de menos calorias. Muito importante é verificar se a tireoide está funcionando bem – o hipotireoidismo reduz a taxa metabólica.

    Então, se com o passar dos anos, o sistema digestivo diminui a sua capacidade de absorção e metabolização dos alimentos, é essencial uma alimentação apropriada para suprir o organismo de proteínas, vitaminas e minerais. A alimentação deve conter alimentos de fácil digestão, evitando-se carnes gordurosas, frituras, pratos muito elaborados. Recomendo peixe e aves, sopas e caldos, frutas, legumes e verduras à vontade, feijões, sementes oleaginosas. Evite o pão (mesmo o integral), ele tem alto índice glicêmico o que contribui para o ganho de peso e acúmulo de gordura na região abdominal. Cuidado com as calorias líquidas presentes em sucos e refrigerantes. Beba mais água.

    A semente de linhaça, além de ser uma grande fonte de ácidos graxos essenciais como o ômega-3, contém lignana, um fitoestrogênio que atua como coadjuvante, ajudando a repor os hormônios perdidos na menopausa. Ela deve ser consumida diariamente, uma a duas colheres de sopa batidas de preferência no liquidificador com suco, vitamina ou iogurte. E essa sementinha ajuda também a deixar o intestino funcionado como um relógio, devido ao seu alto teor de fibras solúveis.

    PUBLICIDADE