ana e mais 2 pessoas perguntaram:

É recomendado tomar whey protein depois do treino para ganhar massa muscular?

  • Respondido em 27/08/2014
    Clarissa Fujiwara Nutrição - CRN 32841/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    O whey protein consiste numa proteína de alto valor biológico - extraída a partir do soro do leite - e que figura atualmente como um dos suplementos alimentares de maior destaque entre indivíduos praticantes de exercícios físicos que buscam o ganho de massa muscular.

    Alguns estudos científicos têm evidenciado o papel de suplementos alimentares hiperprotéicos e, em especial, a ingestão de whey protein no período pós-treino no processo de reparo das microlesões dos músculos ocasionadas pelo exercício físico. Fisiologicamente, o consumo de whey protein estimula o aumento de hormônios anabólicos, como a insulina, levando à captação de aminoácidos para o interior das células musculares, contribuindo dessa forma para a síntese protéica.
    Visando o processo de hipertrofia muscular, recomenda-se, portanto, a suplementação de whey protein logo após o treino.

    Ressalta-se que existem diversas opções de tipos de whey protein disponíveis no mercado e que o consumo de qualquer tipo de suplemento alimentar deve estar associado a uma alimentação equilibrada e de acordo com as demandas nutricionais individuais.

    Para o estabelecimento das necessidades de ingestão de proteínas, é necessário avaliar características como idade e estado nutricional, nível de atividade física (tipo, duração, frequência e intensidade), além de exames laboratoriais - com o objetivo de se verificar qualquer contra-indicação para uso deste suplemento alimentar. É imprescindível avaliar criteriosamente se o indivíduo realmente necessita de um maior aporte de proteínas além do fornecido pela própria alimentação, uma vez que qualquer nutriente, quando consumido em excesso, pode acarretar em algum tipo de prejuízo ao organismo.

    Para avaliar a necessidade de suplementação alimentar, o tipo e a dose recomendada de whey protein, além da forma mais adequada de seu consumo, consulte um nutricionista para que juntos vocês possam planejar a alimentação associada ao uso de suplementos alimentares de forma equilibrada, atingindo os seus objetivos de maneira saudável.

    PUBLICIDADE