Janaína perguntou:

trato à 9 anos Pânico, já retirei a vesícula e tomo pamelor, rivotril e o anticoncepcional. gostaria de emagrecer, como?

  • Respondido em 13/07/2015
    Inty Davidson Nutrição - CRN 3-12138/SP
    Olá,

    É possível perder peso nas situações mais adversas. Mesmo com o uso de medicações.
    O fato de você não ter a vesícula deveria ser um facilitador, pois sem ela é preciso manter uma deita com pequena quantidade de gordura (o que economiza calorias), para evitar sintomas como enjoo e má digestão.
    Teoricamente, a receita para diminuir o peso é simples...gastar mais calorias do que se come ou comer menos do que se gasta. O problema é que na presença de dificuldades emocionais o controle sobre o que se come acaba ficando deficiente.
    Depressão, muitas vezes está ligada à ansiedade, que é sinônimo de PRE OCUPAÇÃO, com isso, sua atenção e concentração no que está comendo acaba sendo pequeno, e sem perceber, você acaba consumindo alimentos calóricos, que podem atrapalhar muito o processo de perda de peso.
    Nestes casos, fazer registros alimentares, por escrito ou fotográficos, sempre ajuda muito, para conseguir enxergar melhor os alimentos que estão sendo consumidos.
    Através da consulta pessoal com um nutricionista, você descobrirá melhor o que pode ser modificado no sua rotina para consumir menor número de calorias (que não tem nada a ver com comer menos, em volume, ou passar fome).
    Mas o fundamental para alcançar e permanecer com as mudanças alimentares é tratar as questões emocionais, não só com medicações (que são curativas), mas através de terapias que resolvam as causas da depressão e do pânico.
    Essa não é minha especialidade, mas hoje existem diversas linhas de tratamento para depressão e traumas, não só na área da psicologia, mas também na área da neurolinguística (que usa técnicas que vão mudar a leitura que o seu cérebro faz da realidade).

    PUBLICIDADE