O chá branco (Camellia sinensis) deriva da mesma planta que o chá verde e preto. Fundamentalmente, uma das grandes diferenças é que o chá branco é colhido ainda broto, dispensando etapas posteriores de processamento que ocorrem nos demais chás, mantendo assim características como um sabor mais suave e maior teor de determinados compostos bioativos.
O chá branco apresenta propriedades antioxidantes devido à quantidade elevada de flavonóides e catequinas que podem conferir proteção das células frente aos danos de radicais livres e, consequentemente, a redução no risco do desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Adicionalmente, alguns estudos estudos sugerem que o chá branco pode atuar de forma positiva no controle do LDL-colesterol (denominado popularmente de “colesterol ruim”), além de apresentar ação termogênica e diurética.
O chá branco, bem como o chá verde e preto, pode ser consumido de forma fracionada ao longo do dia, preferencialmente distante das refeições principais como o almoço e jantar – em virtude da presença de alguns compostos antinutricionais que podem reduzir a absorção de alguns nutrientes caso sejam ingeridos em grande volume. Uma outra orientação é evitar o tomá-lo próximo ao horário de dormir pelo fato de que algumas pessoas poderem apresentar efeitos prejudiciais
do consumo de cafeína em relação ao sono.