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Cromo: o que é, benefícios, como usar e onde encontrar

O mineral pode ser benéfico para pessoas acima do peso e com a Síndrome dos Ovários Policísticos

O que é cromo?

Brócolis, carne vermelha e batata.
Brócolis, carne vermelha e batata.

O cromo é um mineral essencial para o ser humano. Ele é encontrado na natureza de diversas formas, sendo que aquele que é importante para a saúde das pessoas é o cromo trivalente. Os outros tipos de cromo podem até serem tóxicos.

A principal função do cromo é facilitar a ação da insulina, que é de colocar a glicose dentro da célula. Além disso, o cromo também ajuda a diminuir os níveis de colesterol total e de colesterol ruim, HDL.

Benefícios do cromo

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Previne o diabetes: A deficiência de cromo no organismo pode favorecer o diabetes tipo 2. Isto porque este mineral está relacionado com o metabolismo da glicose. O cromo facilita a ação da insulina, permitindo que ela consiga inserir a glicose nas células com maior facilidade. Pacientes com diabetes tipo um ou com o diabetes tipo dois e que fazem uso de insulina devem evitar o suplemento de cromo, pois isto pode levar a um quadro de hipoglicemia.

Controla o colesterol: Estudos apontam que o cromo evita a produção excessiva de uma enzima que estimula a produção de colesterol no fígado. Assim, boas quantidades deste nutriente controlam o colesterol total e o colesterol ruim, LDL.

Bom para pessoas acima do peso: Quem está com sobrepeso ou obesidade corre mais riscos de desenvolver um quadro de resistência à insulina no qual a insulina fica com menor capacidade de colocar a glicose nas células. Como o cromo ajuda a insulina a colocar a glicose nas células, é importante que pessoas com sobrepeso não sofram com deficiência de cromo.

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Bom em casos de Síndrome dos Ovários Policísticos: Pessoas que sofrem com a Síndrome dos Ovários Policísticos têm mais chances de desenvolver o quadro de resistência à insulina, no qual a insulina fica com menor capacidade de colocar a glicose nas células. Como o cromo ajuda a insulina a colocar a glicose nas células, é importante que pessoas com a Síndrome dos Ovários Policísticos não sofram com deficiência de cromo.

Diminui a vontade de doce: Quando a glicose não entra em boas quantidades na célula, há um mecanismo que avisa o cérebro que está faltando algo e há fome. Por isso, o suplemento de cromo tem sido orientado com o objetivo de reduzir o desejo por doce, já que o mineral facilita a entrada da glicose na célula.

Deficiência de cromo

Pessoas com deficiência de cromo no organismo apresentam excesso de açúcar no sangue e consequentemente maior risco de se tornarem diabéticos. Também podem ocorrer alterações nos níveis de colesterol no sangue, neuropatia periférica, perda de peso, balanço nitrogenado negativos e redução do quociente respiratório.

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Não é possível detectar a carência de cromo por meio de um exame clínico. Normalmente, os especialistas percebem a ausência do minerais diante dos problemas mencionados acima.

Interações com o mineral

Algumas substâncias podem aumentar ou diminuir a absorção do cromo. As vitaminas C e B3 e os aminoácidos proporcionam o aumento da absorção de cromo. Enquanto o suplemento em altas doses de ferro, zinco e vanádio e os fitatos diminuem a absorção de cromo.

Quantidade recomendada de cromo por dia

Faixa etária e sexo Quantidades
Crianças de 1 a 3 anos 11 mcg
Crianças de 4 a 8 anos 15 mcg
Adolescentes mulheres de 9 a 13 anos 21 mcg
Adolescentes homens de 9 a 13 anos 25 mcg
Adolescentes mulheres de 14 a 18 anos 24 mcg
Adolescentes homens de 14 a 18 anos 35 mcg
Mulheres de 19 a 50 anos 25 mcg
Homens de 19 a 50 anos 35 mcg
Mulheres de 51 a 70 anos 20 mcg
Homens de 51 a 70 anos 30 mcg
Gestantes abaixo de 18 anos 29 mcg
Gestantes de 19 a 50 anos 30 mcg
Lactantes abaixo de 18 anos 44 mcg
Lactentes de 19 a 50 anos 45 mcg

Fonte: Institute of Medicine

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Suplementação de cromo

Apensar da deficiência de cromo ser rara, existem fatores que podem aumentar a excreção de cromo pela urina e caso não seja reposto ocorre a deficiência:

Riscos do consumo excessivo de cromo

Em excesso o cromo pode ter uma ação oxidante e prejudicar a saúde dos rins e fígados. Por isso, pessoas que contam com problemas no fígado e nos rins devem evitar a suplementação de cromo. Pacientes com diabetes tipo um ou com o diabetes tipo dois e que fazem uso de insulina devem evitar o suplemento de cromo, pois isto pode levar a um quadro de hipoglicemia.

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O consumo muito elevado de cromo pode levar ao aparecimento de rabdomiólise, condição clínica caracterizada pela desintegração de fibras musculares, associada à manifestação de dores musculares. O consumo de cromo é considerado excessivo a partir de 1000 mcg.

Alimentos com cromo

O cromo pode ser encontrado em mariscos, ostras, carne vermelha de modo geral, fígado de boi, queijos, grãos na forma integral, leguminosas, frutas, brócolis, espinafre, batata, cacau, tâmara, mel, levedo de cerveja e feijão. Confira algumas quantidades:

Levedo de cerveja: 1 colher de chá contém 112 mcg de cromo.

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Carne vermelha: 1 bife médio contém 57 mcg de cromo.

Batata: 1 batata média contém 24 mcg de cromo.

Banana: 1 banana contém 10 mcg de cromo.

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Brócolis: 1 xícara de chá de brócolis contém 22 mcg de cromo.

Gérmen de trigo: 3 colheres de sopa de gérmen de trigo contém 23 mcg de cromo.

Pão integral: 1 fatia de pão integral contém 42 mcg de cromo.

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Fontes consultadas