Perder peso: 40 dicas para emagrecer com saúde

É possível reduzir as medidas com hábitos saudáveis

A nutricionista Roberta Stella reuniu todos os truques para fazer o ponteiro da balança voltar ao normal sem que você passe fome. Confira:

Dicas para emagrecer com saúde

1. Nada de se desesperar: esqueça as dietas muito restritivas ou que prometem um grande emagrecimento em um período pequeno de tempo. Em longo prazo, o resultado é desastroso;

2. Comece fazendo um diário com os alimentos que você ingere todos os dias. Você perceberá os erros e se corrigirá sozinho. Essa mesma pesquisa do Ministério da Saúde divulgou que a presença de feijão e hortaliças na mesa das famílias brasileiras diminuiu, ao passo que o consumo de gordura aumentou;

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3. Estabeleça uma rotina alimentar;

4. Estipule cinco refeições por dia, com horários para que elas aconteçam. E cumpra;

5. Analise os rótulos dos alimentos. Muitas vezes, os alimentos light contêm uma pequena diferença na quantidade calórica, que nem compensa a troca;

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6. Prefira os alimentos integrais. Eles contêm mais nutrientes e fibras, que fazem um bem danado para o seu organismo;

7. Opte por leites e derivados desnatados. A menor quantidade de gordura significa menos colesterol e calorias na sua alimentação;

8. Cuidado com os embutidos (mortadela, salame, presunto). Eles carregam uma quantidade considerável de gordura, colesterol e sódio;

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9. Escolha embutidos com menor quantidade de gordura como, por exemplo, o peito de peru;

10. Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar;

11. Faça lanchinhos entre as refeições, hábito essencial para uma alimentação saudável;

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12. Para esses lanches, opte por alimentos fáceis de serem obtidos e carregados na bolsa, como iogurte, barrinha de cereais, frutas e bolacha salgada;

13. Coma pelo menos 2 frutas por dia;

14. Consuma as frutas (maçã, pera, uva) com casca;

15. Saladas e legumes devem fazer parte da sua alimentação diária;

16. Evite preparações altamente calóricas como gratinadas, fritas, à parmegiana, à milanesa e quatro queijos;

17. Tempere as saladas com suco de limão e vinagre;

18. O azeite tem gorduras boas para o coração. Mas isso não quer dizer que ele não seja calórico. Se a intenção é emagrecer, use com muita moderação;

19. Doces devem ser evitados, principalmente bolos recheados, tortas, bomba de chocolate;

20. Prefira os sanduíches naturais aos oferecidos pelos fast-foods;

21. Atum e sardinha em conserva são ótimos para uma salada ou um sanduíche. Mas lembre-se: utilize a versão light, conservada em água, não em óleo;

22. Prefira as carnes menos calóricas, como peixe, frango e cortes magros de carne bovina;

23. Retire a pele do frango;

24. Cuidado com os molhos à base de maionese para temperar saladas;

25. Prefiras os picolés ao sorvete de massa;

26. Sucos naturais são uma ótima pedida para se refrescar;

27. Você pode contar com a água de coco para se hidratar, mas atente à quantidade. Por ser calórica, a bebida não pode ser consumida livremente. Um copo pequeno (200 ml) apresenta 40 calorias. Consuma somente um coco por dia e beba muita água mineral;

28. Evite bebidas gaseificadas, mesmo as que não contêm calorias, como água e refrigerantes light;

29. Durante a refeição, beba somente um copo pequeno (200 ml) de líquidos. Assim a digestão não ficará prejudicada;

30. Um grama de álcool tem 7 calorias. Já um grama de carboidratos ou proteínas contém apenas 4 calorias: ou seja, aquele copinho de cerveja engorda bem mais do que um pedaço de pão. Portanto, evite as bebidas alcoólicas se o objetivo é emagrecer;

31. Se for a um barzinho, evite os petiscos fritos, amendoins e castanhas de caju;

32. Não vá ao supermercado com fome. Isso somente fará com que não resista quando passar pela gôndola de doces e salgadinhos;

33. Beba muita água, pelo menos, 2 litros por dia;

34. Cuidado com o café. Beba, no máximo, 4 xícaras por dia;

35. Inicie a refeição com um prato grande de saladas (folhas e legumes cozidos);

36. Se exagerar em algum dia, não desista. Recomece novamente no dia seguinte;

37. Dê preferência a alimentos ricos em água e de baixo valor calórico, como frutas, legumes e verduras. Você poderá consumir um volume maior desses alimentos, comparando com aqueles ricos em calorias;

38. Evite fazer a última refeição do dia perto da hora de se deitar. Para não prejudicar a digestão dos alimentos e o sono, faça o jantar, pelo menos, uma hora e meia antes de ir para a cama;

39. Boa notícia para quem é fã de lanchonetes: as grandes redes de sanduíches já possuem opções saudáveis. Entre elas, destacam-se salada, água de coco e frutas;

40. Não encare a dieta como punição. Afinal, a reestruturação alimentar garante um corpo mais bonito e saudável. A dieta nada mais é que um presente que você dá a si mesmo. Mantenha as atitudes positivas ao longo do emagrecimento.