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Dieta dos pontos: como fazer, cardápio e tabela de pontos

Na dieta dos pontos, qualquer alimento pode ser consumido, desde que esteja dentro da pontuação estabelecida

A dieta dos pontos estipula aos alimentos uma pontuação específica, tomando como base as características de cada item, como valor calórico, nutrientes e teor de gorduras, por exemplo. Apesar de não existirem restrições alimentares neste tipo de dieta, seus adotantes recebem uma quantidade diária de pontos, que devem ser distribuídos entre as refeições.

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Por isso, é importante registrar o que foi consumido nas refeições e em que quantidade. Assim, é possível calcular quantos pontos já foram gastos e quantos ainda podem ser utilizados no dia.

Tipos de dietas dos pontos

No Brasil, existem diferentes métodos que se baseiam na dieta dos pontos. Uma forma de conhecê-la é por meio de aplicativos de celular, disponíveis em lojas online, que oferecem tabelas de pontos, sugestões de cardápios e outras informações. A principal diferença entre eles é como cada um calcula a pontuação dos alimentos: em alguns casos, são consideradas apenas as calorias, mas outros nutrientes podem ser levados em conta.

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Por que a dieta dos pontos ajuda a emagrecer?

O objetivo dessa dieta é fazer com que o consumo de pontos nas refeições seja inferior ao gasto calórico total do corpo. Dessa forma, quando feita corretamente, a dieta pode ajudar a emagrecer, pois o organismo começa a queimar as calorias estocadas para suprir suas necessidades diárias.

Como funciona a dieta dos pontos

Com essa dieta, uma quantidade específica de pontos é estipulada para o consumo diário. Em alguns métodos, o cálculo fornecido é semelhante para todas as pessoas, variando apenas de acordo com os gêneros feminino e masculino. Em outros, porém, a determinação dos pontos leva em consideração características individuais, como altura, peso, idade e a meta de emagrecimento, ou seja, quantos quilos o usuário gostaria de perder.

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Também é possível, em alguns métodos e aplicativos, alterar a pontuação ao longo da dieta. Isso porque, conforme emagrece, o usuário passa a consumir menos pontos. Isso é feito para que o organismo se adapte à nova alimentação, garantindo um emagrecimento contínuo e saudável.

Independentemente do método escolhido, é necessário registrar todos os alimentos e quantidades que foram consumidos ao longo do dia, para ter um controle do que ainda é possível incluir na dieta. Em alguns casos, aqueles que fazem atividade física ainda ganham pontos extras para consumir, equilibrando gasto energético adicional e consumo calórico.

Ao atingir o peso desejado, o usuário avança para a fase de manutenção, readaptando a pontuação a fim de manter forma e peso estáveis e saudáveis.

"O ideal é uma dieta dos pontos que não foque apenas em calorias, mas em todos os nutrientes dos alimentos como proteína, carboidratos, fibras e gorduras. O benefício é que os pontos facilitam na hora da escolha do alimento." disse o nutricionista Matheus Motta.

Tabela dos pontos

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Existem três tipos de tabelas dos pontos, uma para cada tipo de dieta. Cada tabela leva em conta um determinado aspecto na hora de calcular a pontuação de um alimento. Abaixo, um exemplo de tabela fornecido pelo nutricionista Matheus Motta:

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Alimento Quantidade Pontuação
Pão francês 1 unid 4 pontos
Macarrão cozido ½ xíc 3 pontos
Arroz integral cozido ½ xíc 3 pontos
Tapioca 1 unid 3 pontos
Filé mignon sem gordura grelhado 1 unid 5 pontos
Carne moída ½ xíc 5 pontos
Sobrecoxa de frango cozida 1 unid 5 pontos
Ovo cozido 1 unid 2 pontos
Abacate ¼ unid 3 pontos
Banana 1 unid 0 pontos
Maçã 1 unid 0 pontos
Tomate 1 unid 0 pontos
Leite integral 1 copo 3 pontos
Iogurte grego zero gordura 1 pote 1 ponto
Queijo minas frescal zero gordura 1 fatia 1 ponto

Vantagens da dieta dos pontos

Não há alimentos proibidos: na dieta dos pontos todos os alimentos podem ser consumidos desde que estejam dentro da pontuação permitida. Por isso, quem realiza este método não sofre com privações alimentares.

Liberdade: ao fazer a dieta dos pontos, as pessoas não precisam seguir um cardápio fechado e com as mesmas opções de sempre. É possível investir em muitas variações saudáveis de café da manhã, almoço, jantar e lanches ao longo do dia.

Autonomia: a dieta dos pontos te estimula a tomar suas próprias decisões e a fazer escolhas mais inteligentes, com autonomia e independência.

Flexibilidade: com planejamento, é possível adaptar a pontuação à sua rotina e eventos especiais, como festas e celebrações.

Estimula a alimentação saudável: alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras, costumam ter uma pontuação mais baixa. Isso pode ser um estímulo para que você os consuma com mais frequência, sem esgotar os pontos do dia e aproveitando todos os benefícios.

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Riscos da dieta dos pontos

O risco principal é investir em dietas que se baseiam exclusivamente em calorias. Levando em conta apenas o cálculo calórico, uma maçã pode ter os mesmos pontos que 3 biscoitos recheados, uma vez que possuem as mesmas calorias totais, mas não as mesmas propriedades nutricionais. Por isso, uma contagem desse tipo não te ajuda a conquistar uma alimentação saudável. Entretanto, no caso dos pontos considerarem mais que a contagem calórica, uma maçã terá, teoricamente, menos pontos que um biscoito recheado, por ser um alimento mais saudável.

Por isso, é importante contar com um acompanhamento especializado ao começar a dieta dos pontos, já que a qualidade da alimentação é fundamental para conquistar um emagrecimento saudável e contínuo. Além disso, este cuidado também é recomendado para pessoas que têm algum problema de saúde, como diabetes, hipertensão, entre outros.

Cuidados ao realizar a dieta dos pontos

Antes de começar a dieta, é importante buscar a orientação de um nutricionista ou de um médico nutrólogo. Dessa forma, é possível aliar a perda de peso a uma alimentação saudável sem riscos para a saúde. Outra dica importante é combinar a dieta à prática regular de exercícios físicos, que beneficiam o organismo como um todo.

Exemplo de cardápio

A seguir, confira um exemplo de um cardápio baseado na dieta dos pontos, com o objetivo de consumir, ao máximo, 30 pontos diários:

Café da manhã

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Lanche da manhã

Almoço:

Lanche da tarde

Jantar:

Dicas para a sua dieta dar certo

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Fontes consultadas