Abacaxi: 16 benefícios e receitas para incluí-lo na dieta

Emagrecer não é a única razão pela qual você deve consumir a fruta

O abacaxi, também conhecido como ananás, além de ser delicioso ainda é rico em diversos nutrientes. Consumido in natura, em sucos ou em sobremesas, na quantidade certa ele pode oferecer inúmeros benefícios para a saúde.

Seu alto valor nutritivo pela presença de sais minerais e vitaminas é um dos destaques da fruta. Confira as informações nutricionais do abacaxi:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Informações nutricionais do Abacaxi

Componentes Quantidade (100 gramas)
Glicídio 13,7
Proteínas 0,40g
Lipídios 0,20g
Cálcio 18m
Ferro 0,50mg
Fósforo 8mg
Fibras 0,95g
Niacina 0,82mg
Ácido ascórbico 27,20m
Tiamina 80mcg
Riboflavina 128mcg
Retinol 5mcg
Calorias 52kcal

Benefícios do Abacaxi

Por conter um alto valor nutritivo, o Abacaxi é capaz de proporcionar diversos benefícios para a saúde:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Já as vitaminas do complexo B são capazes de auxiliar nos movimentos funcionais para aqueles que possuem dificuldade em se locomover. ?Além disso, a vitamina C fortalece o sistema imunológico, auxilia na cicatrização dos tecidos e também na absorção de ferro e possuem ácido ferúlico, potente antioxidante que atua na prevenção do envelhecimento celular precoce?, complementa Breno.

Como incluir o abacaxi na alimentação

Salla sugere que em relação ao paladar, o abacaxi, por ser uma fruta ácida combina com outras frutas da mesma categoria, em uma salada de frutas por exemplo, ou utilizado em saladas de vegetais verdes-escuros, além dos sucos detox.

Sob o ponto de vista nutricional as boas combinações incluem também os vegetais verde-escuros pelo fato do abacaxi ser uma boa fonte de Vitamina C e esta ter a função de auxiliar na absorção do ferro. O abacaxi também pode ser inserido em sobremesas após refeições contendo carnes, pois a bromelina ajudará na digestão das proteínas.

Consumo da casca do abacaxi

A casca também pode, e deve, ser consumida. Além da polpa da fruta, a casca do abacaxi também pode ser consumida e possui muitos benefícios. O nutrólogo, Fernando Cerqueira, sugere que ela seja ingerida em forma de chá e afirma que possui grandes fontes de vitaminas importantes. Uma das principais é a vitamina C, já conhecida por prevenir a gripe, mas também por ajudar a manter os níveis de colesterol sob controle.

Receitas

Receita de gelado de abacaxi com farinha de maracujá

Contraindicações

O nutricionista Thiago Salla e o nutrólogo Fernando Cerqueira, apontam que há algumas contra indicações relacionadas ao consumo do abacaxi, que devemos ficar atentos. Os pacientes com Gota, artrite reumatóide e úlceras pépticas devem consultar o médico ou nutricionista antes de consumir a fruta para que sejam orientados em relação a quantidade que pode ser ingerida sem riscos à saúde. Além disso, pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem evitar o consumo em excesso e fazer acompanhamento médico.

Ao contrário do que se pensa, quem sofre de gastrite pode sim consumir a fruta, desde que evite os excessos. O recomendado pelo nutricionista Thiago Salla é que, seu consumo não seja feito isoladamente, e sim em conjunto com alimentos como castanhas, sementes ou vegetais, pois estes minimizam os efeitos da acidez no sistema digestório.

Referências

Breno da Silva Lozi, nutricionista pós-graduado em Nutrição Clínica e Desportiva pelo Instituto Educacional São Pedro (IESPe) - Juiz de Fora/MG

Patricia Bertolucci, nutricionista formada pela Universidade Federal de Goiás. Desenvolveu trabalho no São Paulo Futebol Clube, onde juntamente com a comissão técnica da ocasião, na qual se destacava o preparador físico Moracy Santana, implantou novos conceitos na alimentação de atletas brasileiros.

Thiago Salla, nutricionista graduado em pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduação lato-sensu em Fisiologia do Exercício (CEFE-Unifesp); Pós-graduação lato-sensu em Nutrição esportiva e Estética com Ênfase em Wellness (Centro Universitário São Camilo)

Rucielli M. Frohlich, nutricionista formada pela PUC-RS, é responsável pelo Programa de Emagrecimento e reeducação alimentar, Mente Magra, com atuação em todo o Brasil.

Fernando Cerqueira, nutrólogo proprietário da clínica FC e especializado em emagrecimento, ganho de massa muscular e longevidade. Criador do desafio da dieta de 28 dias