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Água: propriedades, quantidade ideal e benefícios

A água compõe 70% do organismo humano e participa de praticamente todas as funções do nosso metabolismo

O consumo regular de água durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor, previne problemas de saúde e pode, inclusive, melhorar a qualidade da pele. Isso porque a água compõe 70% do organismo humano e participa de praticamente todas as funções do nosso metabolismo.

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Seu consumo é essencial a todos os tecidos corporais e é fundamental no transporte e diluição de diversas substâncias, além de macro e micronutrientes. Auxilia também no processo de digestão e excreção, favorecendo a eliminação de toxinas e filtragem renal.

Tipos de água

Você já deve ter reparado que existem diversos tipos de água divulgadas pela internet, que prometem emagrecer, desinchar mais o corpo, entre outros. Para os nutricionistas, essas variedades trazem benefícios sim, mas passam longe do milagre prometido. "A água natural ainda é a melhor opção para hidratar. Essas águas com sabor podem ser interessantes para quem não tem o hábito de beber água", diz a nutricionista Patrícia Pinesi, da clínica Maria Fernanda Barca.

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A seguir, veja as características dos principais tipos de água:

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Além disso, todas as reações do nosso organismo acontecem na presença de água, inclusive a quebra de gordura. A hidratação correta ainda mantém a saúde e contribui para a eliminação de toxinas e o transporte de nutrientes para as células de uma forma mais adequada.

A recomendação é ingerir entre 30 a 35 ml de água por kg de peso corporal, o que em média fica em torno de 2 litros por dia.

Porém, até o momento nenhuma pesquisa conseguiu comprovar qualquer benefício da água de berinjela. "Até pode ser que uma ou outra substância seja liberada, mas é pouco. O ideal é consumir a berinjela em uma refeição, pode ser refogada ou grelhada", diz Patrícia.

A berinjela proporciona uma série de benefícios para saúde, ajuda a diminuir o colesterol, reduzir a ação das gorduras sobre o fígado e é boa para quem tem artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Por ser rica em fibras, ela é boa para quem tem prisão de ventre e também contribui para a perda de peso saudável

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O gengibre ajuda na perda de peso porque tem ação termogênica. "Por isso, auxilia no processo de queima de gordura e aceleração metabólica, mas ele não é responsável pelo processo de emagrecimento de fato. Ele ajuda sim, mas uma boa alimentação e atividade física diária é muito mais efetivo e saudável", destaca a nutricionista Vivian Ragasso, do Instituto Cohen de Ortopedia.

Pessoas com taquicardia devem consumir a água com moderação e evitar consumir o gengibre, pois ele possui efeito termogênico e em excesso pode elevar os batimentos cardíacos.

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Quantidade ideal de água por dia

Quem consome água de forma regular durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor, previne problemas de saúde, entre outros benefícios. "A água tem um papel regulador de muitas funções de nosso organismo. a quantidade de água que consumimos tem um papel fundamental desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório", explica o fisiologista Raul Santo de Oliveira.

Para saber a quantidade certa de água para consumir, basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Assim, uma pessoa com 70 quilos, por exemplo, deve tomar aproximadamente 2,1 litros de líquido por dia. "É importante lembrar que esse cálculo é feito de maneira geral, mas a necessidade de água varia de pessoa para pessoa. Uma atleta de alto rendimento, por exemplo, pode perder um litro de água por hora, e por isso precisa de uma maior ingestão", diz o fisiologista Raul.

Benefícios do consumo da Água:

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Riscos da desidratação

Sabia que 70% do corpo humano é formado por água? No entanto, ao longo do dia, parte dela é eliminada por meio do suor ou da urina. Exatamente por esse motivo que, para manter a saúde em dia, é preciso caprichar na ingestão de líquidos.

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

"Quando não nos hidratamos corretamente, substâncias tóxicas e prejudiciais ficam retidas no organismo, abrindo caminho para o aparecimento de algumas doenças", explica a nutricionista Márcia Curzio.

A desidratação pode comprometer diversas atividades metabólicas vitais, entre elas o transporte de nutrientes pelo sangue, o bom funcionamento dos rins, intestinos, além da produção de hormônios e enzimas. "Todas essas reações só podem ocorrer em meio aquoso", esclarece Solange Saavedra, gerente técnica do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN3).

Dicas para tomar mais água:

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