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Eritritol: o que é, benefícios e diferença do xilitol

O eritritol é um adoçante natural com baixo valor calórico em comparação a outros açúcares

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O eritritol é um tipo de adoçante natural pertencente à classe de compostos chamados de álcool de açúcar, um tipo de carboidrato usado como um substituto do açúcar. Além de não gerar gosto residual, não é um aditivo cariogênico, não possui lactose nem maltodextrina em sua composição e não possui limite de ingestão diária aceitável, considerado seguro para consumo.

O eritritol é apresentado em forma de pó branco e cristalino, com valor calórico de 0,2 Kcal/g. Seu poder de doçura é de 70% comparado ao açúcar de mesa comum (sacarose). Por ser um substituto potencial do açúcar, o eritritol pode ser usado em receitas, sobremesas e bebidas, como: bolos, doces, chás, sucos e pães.

Onde encontrar o eritritol?

Além de servir como substância aditiva aos alimentos, tornando-os doces, o eritritol pode ser amplamente encontrado na natureza em algumas frutas (melão, uvas e peras), em algas, cogumelos e em alimentos fermentados (molho de soja, vinhos, cervejas e missô).

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Benefícios do eritritol

Por ter um valor calórico mais baixo do que qualquer outro álcool de açúcar, o eritritol pode servir como um substituto benéfico do açúcar em uma dieta com controle calórico. No entanto, o eritritol não é um alimento, mas sim um aditivo alimentar. Portanto, não possui nutrientes.

Os benefícios do eritritol são:

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Riscos e desvantagens do eritritol

Apesar de o eritritol ser o menos fermentativo dos polióis, é possível que ele cause flatulências, diarreia ou desconforto em pessoas que possuem o intestino mais sensível, como em casos de síndrome do intestino irritável, endometriose e doença inflamatória intestinal. Isso ocorre em pessoas mais sensíveis, pois apenas 10% do eritritol ingerido alcança o cólon. Os outros 90% são absorvidos antes no intestino delgado.

O eritritol ajuda a perder peso e emagrecer?

A perda de peso ocorre em razão de déficit calórico, ou seja, quando se come menos calorias do que se gasta. Portanto, para a pessoa que deseja emagrecer e quer consumir alimentos doces, o eritritol pode ser um aliado por ter baixo valor calórico. Porém, não significa que ele em si ajuda a emagrecer, afinal nenhum alimento "emagrece".

Diferença do açúcar comum, xilitol e eritritol

Uma das principais diferenças do eritritol para o açúcar é o valor calórico. Enquanto o eritritol possui 0,2 kcal/g, o açúcar possui 4 kcal/g. Além disso, o eritritol não altera os níveis de glicose e de insulina, pois sua molécula não é quebrada no organismo, muito diferente do que ocorre com a molécula do açúcar comum (glicose). Já o xilitol possui poder adoçante de 100% quando comparado ao açúcar de mesa. Porém, ele é mais calórico (2,4 kcal/g) e mais fermentativo do que o eritritol.

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Receitas com adoçante eritritol

Docinho de leite em pó sem açúcar

Quindim proteico com apenas cinco ingredientes

Mousse de abacate com cacau

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Referência

Natalia Barros, nutricionista especialista em saúde feminina, mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), aprimoramento em nutrição humana e metabolismo pela Stanford University/USA.