PUBLICIDADE

Deixe a pele mais jovem com ajuda da maquiagem

Conheça os truques e os produtos para amenizar as rugas e evitar o visual carregado

Um dos principais desafios da vaidade feminina consiste em evitar os efeitos do tempo sobre a pele. Proteção contra o sol, aversão ao cigarro, uso de cremes para manter a elasticidade e a hidratação estão entre os cuidados mais recomendados pelos dermatologistas, mas nem todos eles reunidos são capazes de preservar a juventude quando os hormônios sofrem baixas e o metabolismo passa a funcionar mais devagar. A partir desta fase, além dos cuidados de antes, a maquiagem ganha papel fundamental, disfarçando tanto a flacidez quanto a presença das rugas. Os truques não incluem produtos diferentes daqueles a que você já está acostumada, o segredo está em usá-los de uma maneira voltada a rejuvenescer o visual. "Valem todos os cuidados de antes, começando pelo preparo da pele ao lavar o rosto com um sabonete indicado para a sua pele, tonificar, hidratar e aplicar o protetor solar", afirma a maquiadora Andrea Malagoni, do JJ Cabeleireiros. Só depois começam a maquiagem em si, com aplicação do primer para fechar os poros e suavizar as linhas de expressão. Terminados esses passos, é hora de começar a maquiagem propriamente dita e, repetindo os cuidados a seguir, a aparência mais jovem está garantida.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Base: Para uma pele uniforme

Base- Getty
Base- Getty

A base ideal precisa uniformizar o tom da sua pele, os produtos de consistência mais fluída são mais fáceis de espalhar e não formam uma textura extra sobre o rosto. "Como é mais bem absorvida, a base líquida disfarça as marcas de expressão com mais eficiência do que uma pasta", afirma a maquiadora Wanda Pavanello, da Agência de Maquiadores. Já existem no mercado algumas bases próprias para a pele com mais de 50 anos, prometendo o chamado efeito lifting, ou seja, pele mais firme. Isso é conseguido a partir de agentes capazes de dar firmeza momentânea para o rosto, levantando as maçãs do rosto e as pálpebras. Para acertar na cor, teste a tonalidade na lateral do rosto - a base clara demais não esconde as imperfeições enquanto a escura deixa a pele com aspecto envelhecido e cansado.

Corretivo: Esconda as imperfeições

Corretivo:  Getty
Corretivo: Getty

A maquiadora Andrea Jordão, do Studio W Iguatemi, recomenda o uso do corretivo após a base, para assim evitar que a maquiagem fique com a camada muito grossa. "Assim como a base, o mais adequado é que o produto também seja líquido para se espalhar melhor e deixar uma cobertura mais fina sobre a pele." E não se esqueça do primer: ele evita os depósitos de maquiagem nos vincos das rugas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Pó: Para uma pele mais viçosa

Pó - Getty
Pó - Getty

Com o avanço da idade, a pele perde a hidratação, ficando com a aparência opaca. Por isso, a maquiadora Andrea Jordão prefere evitar o uso de pó. "Use apenas nas regiões de maior oleosidade para evitar o brilho ou prevenir que a maquiagem fique escorrendo, a zona T do rosto (testa, nariz, queixo) é a área mais sensível", diz. Outra opção é o pó translúcido, conhecido antigamente como pó de arroz, mais fino e de coloração bastante suave, o que rende um aspecto mais natural na sua finalização.

Blush e iluminadores: Aparência saudável

Blush e iluminadores: Getty
Blush e iluminadores: Getty

Para iluminar a pele, em pontos específicos como o osso do nariz e a região em volta dos olhos, a maquiadora do Studio W recomenda a aplicação de iluminadores cremosos. "Eles se fundem a base e criam uma luminosidade natural, diferente do que acontece quando você usa iluminador em pó e é possível notar esta camada extra de cobertura." O uso de blush deve acontecer na região alta da maçã do rosto, na proximidade das têmporas: aplique de baixo para cima e prefira cores opacas somente para deixar a aparência mais rosadinha ou levemente bronzeada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sombras: Elemento coringa

Sombras: Getty
Sombras: Getty

Esfumar os olhos com uma sombra de tonalidade neutra deixa a maquiagem mais sofisticada em qualquer idade, incluindo após os 50 anos. Só evite as cores cintilantes, porque elas ressaltam as linhas de expressão. "Uma combinação eficiente mescla sombra amarelo palha em toda a pálpebra móvel e marrom para marcar a raiz dos cílios", indica a maquiadora Wanda Pavanello. Este é um caso em que produtos em pó oferecem resultado melhor, já que as sombras líquidas podem ficar acumuladas na volta do côncavo.

Lápis, rímel e delineador: Mais profundidade no olhar

Lápis, rímel e delineador: Getty
Lápis, rímel e delineador: Getty

O uso de lápis ou delineador depende da sua preferência - o delineador requer mais habilidade para aplicação, por ser líquido. O cuidado está em fazer contornos mais grossos para levantar o olhar - puxe o riscado no fim do olho em direção diagonal, fazendo o famoso olho de gatinho. Para aumentar os olhos, lápis na cor bege é o mais indicado, você pode aplica-lo na marca d'água. Quanto ao realce dos cílios, a máscara preta é indicada para a pele morena e a marrom causa um efeito mais natural na pele branca e nas mulheres loiras. Se as sobrancelhas tiverem falhas, complete com o auxílio de um pincel chanfrado e depois penteie de dentro para fora com uma escova de dentes ou com um pincel próprio.

Batom e lápis de boca: Sorriso em realce

Batom e lápis de boca: Getty
Batom e lápis de boca: Getty

Quanto à boca, deve-se tomar cuidado para o batom não escorrer e marcar as linhas em volta dos lábios, mais evidentes nesta fase. O ideal é hidratar os lábios antes de passar o batom (use um balm ou manteiga de cacau de textura mais suave). Terminado isso, tente aplicar o batom com um pincel próprio para isso - o cuidado evita os excessos. Fazer o contorno com lápis para lábios também ajuda a segurar o batom e deixar o contorno da boca mais definido. "Nunca faça o contorno com lápis mais escuro que o tom do batom, isso vai realçar as rugas", afirma a maquiadora Andrea Jordão. Os tons opacos, como rosa queimado e o próprio cor de boca, para batons são os mais indicados para disfarçar as linhas de expressão em volta dos lábios.