PUBLICIDADE

Sete ideias para dar mais brilho aos cabelos

Óleo de argan e até consumo de soja estão entre os truques de especialistas

Cabelo de artista de novela, de cinema, de comercial de televisão. Quem nunca sonhou em ter? Difícil conquistá-lo, já que esse pessoal conta com os melhores cabeleireiros e especialistas bem pertinho deles, certo? O cabeleireiro Rodrigo Cintra, do salão Studio W, em São Paulo, conta que não é bem assim: "Os cuidados que deixam os cabelos reluzentes são bastante simples, basta colocá-los na rotina", diz o especialista. Para vencer a distância que te separa dos cabelos brilhantes, conversamos com quem mais entende de cabelos e democratizamos o segredo das madeixas que arrasam em qualquer situação. Siga as dicas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Primeiro passo: limpeza

Lavagem do cabelo- foto: Getty Images
Lavagem do cabelo- foto: Getty Images

O dermatologista e tricologista Valcinir Bedin explica que o brilho dos cabelos nada mais é que o reflexo da luz nos fios. "Porém, para criar esse efeito os fios tem que estar bem limpos", explica. Então não basta jogar uma água e pegar o xampu que estiver mais à mão no chuveiro. Escolha o produto adequado ao seu tipo de cabelo e siga as dicas do Hair Stylist Marcos Sales, do Marcos Sales estilistas de beleza: "Comece molhando os cabelos, em seguida dilua o xampu em um recipiente antes de passá-lo nas mechas - a proporção é de 100 ml de água para 10 ml de produto", explica. Em seguida, enxague os cabelos e retire o excesso de água com uma toalha e na sequência aplique o condicionador, mantendo dois dedos de distância das raízes, para evitar a oleosidade. Depois de retirar todo o condicionador, seque com uma toalha sem esfregar muito, pois o atrito irá favorecer a abertura das cutículas.

Segundo passo: jato de água fria

Banho - foto: Getty Images
Banho - foto: Getty Images

Lavar a cabeça com água fria é a dica do tricologista Luciano Barsanti, diretor do Instituto do Cabelo de São Paulo. "A água fria vai fechar a cutícula do cabelo, o que garantirá o brilho, além de diminuir a oleosidade dos fios", explica. "Com as cutículas seladas, os fios ficarão com textura mais uniforme e não embaraçarão tão facilmente, você vai sentir que até pentear as madeixas ficará mais fácil".

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Terceiro passo: secar

Secar o cabelo - foto: Getty Images
Secar o cabelo - foto: Getty Images

A dica do cabeleireiro Rodrigo Cintra, do salão Studio W, também refere-se à temperatura, mas agora o secador é o benfeitor. A recomendação dele vai, principalmente, para quem faz escova em casa, mas também vale para quem só dá aquela secadinha básica nos fios. "Para finalizar a secagem, dê um jato de ar frio no cabelo". Ele explica que a tática funciona da mesma forma que a água fria: sela as cutículas, permitindo que a luz reflita mais nos fios, garantindo mais brilho.

Óleo de argan no cabelo seco

Cabelo com brilho - foto: Getty Images
Cabelo com brilho - foto: Getty Images

Extraído de uma árvore que cresce na região sudoeste do Marrocos, o óleo de argan tem na sua composição 80% de gorduras insaturadas. "Isso faz do óleo de argan um ótimo lubrificante e emoliente", conta o tricologista Luciano Barsanti. Isso quer dizer que o óleo restaura a hidratação natural do cabelo, além de dar lubrificação extra aos fios. Para Rodrigo Cintra essa dica vale ouro: "o óleo de argan além de dar brilho é poderoso no tratamento do cabelo seco". Sua recomendação é passar o produto no cabelo seco (sempre evitando a raiz), já que a água dos fios molhados vai dissolver o produto e diminuir a eficiência.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Invista no silicone

Finalizador - foto: Getty Images
Finalizador - foto: Getty Images

O tricologista Valcinir Bedin recomenda o uso de um bom produto, após a limpeza, derivado do silicone. Para se certificar que você está comprando um produto que contém esse ingrediente, procure nomes como "dimeticone", "dimetilsiloxane" e "siloxane" nos rótulos. O tricologista garante que esses produtos são bons para dar brilho.

Cabelo também precisa de filtro solar!

Filtro solar - foto: Getty Images
Filtro solar - foto: Getty Images

O filtro solar para cabelos também é mais uma recomendação do tricologista Valcinir Bedin. O especialista explica que o fio de cabelo é composto por proteína e o excesso de sol destrói essas proteínas, detonando a cutícula do fio. "O fio vai deixar de refletir a luz que incide nele, por consequência o brilho diminui", explica Valcinir Bedin.

O especialista recomenda o uso de leave-in que contenha o protetor contra a luz do sol. "Procure pelo termo "quaternizado" na embalagem, que garante a proteção dos fios". Também vale usar boné, chapéu ou ficar em baixo do guarda-sol. "Esses cuidados são mais necessários em dias que você vai se expor muito ao sol ou caso você trabalhe em ambientes abertos".

A alimentação também influencia

Cabelos fortes - foto: Getty Images
Cabelos fortes - foto: Getty Images

A dermatologista Angélica Pimenta, da Sociedade Brasileira de dermatologia, conta que uma alimentação adequada é fundamental para dar aos cabelos um aspecto sedoso e brilhante. "A soja é uma ótima opção para as pessoas que desejam cabelos nutridos, hidratados e fortificados". O suco de soja contém baixo teor de gordura, vitamina B e é rico em proteínas e sais minerais - como o ferro, magnésio, selênio e zinco - essenciais para a beleza dos cabelos.