PUBLICIDADE

Cabelos loiros platinados: cuidados para manter a cor e não maltratar os fios

Kim Kardashian, Jared Leto e Lady Gaga já aderiram à moda dos loiros quase brancos

Entre as diversas mudanças de visual, a socialite Kim Kardashian já até mudou radicalmente e pintar os cabelos, antes bem escuros, de um loiro quase branco, o chamado loiro platinado. E a empresária norte-americana não foi a única a aderir esse visual, os atores Jared Leto e Lady Gaga também exibiram cabelos bem mais claros em março deste ano.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com o cabeleireiro Cristiano Melo, técnico da Maxiline, hoje esse visual está muito mais moderno. "Na verdade os platinados foram reformulados e sua proposta mudou, sendo assim, os platinados hoje não são mais aqueles cabelos cinzas, chumbados, com aspecto envelhecido, e sim levemente dourados, beges ou cinzentos, com brilho e vitalidade", explica o especialista.

Mas é importante lembrar que o processo de descoloração pode ser muito agressivo ao fio. "O processo de descoloração capilar desestrutura o fio de cabelo tornando-o poroso e ressecado. Ou seja, perdem parte dos nutrientes naturais necessários para um aspecto saudável e brilhante", ensina a cabeleireira Conceição Pimentel, coordenadora de treinamentos da Escovar, franquia de salões de beleza. E quais mais escuro é o seu cabelo inicialmente, maior o estrago!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por isso, se sua vontade é chegar aos cabelos loiros quase brancos, veja as dicas de cuidados dos nossos especialistas:

Os riscos do platinado total

Kim Kardashian - Foto: Getty Images
Kim Kardashian - Foto: Getty Images

O platinado total é arriscado, pois envolve danos a estrutura do fio. "Há uma fragilização geral dos fios que ocorre devido ao superclareamento, a degradação da melanina e a perda considerável de massa", alerta o cabeleireiro Antonio Flávio de Rezende, docente da área de beleza do Senac Taboão da Serra. Ao ser feito no cabelo todo, é importante seguir um tratamento intensivo posteriormente. "É preciso repor esses nutrientes, através de hidratações profundas com produtos de ótima qualidade", orienta a cabeleireira Conceição Pimentel, coordenadora de treinamentos da Escovar, franquia de salões de beleza.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em casos de cabelos muito escuros, o mais indicado é adotar o visual aos poucos, para assim reduzir um pouco os danos. Levando isso em conta, qualquer um pode adotar o visual, desde que esteja com os fios saudáveis. "Pessoas que já têm fios com química, como os alisamentos a base de tioglicolato, soda e guanidina, já possuem fios bastante fragilizados que não suportariam outra agressão tão forte", explica Conceição. Fora isso, não é preciso ter medo de adotar o look se sua pele for mais morena ou mesmo negra.

Cabelo claro com mechas platinadas

Nathália Rodrigues - Foto: Divulgação - TV Globo
Nathália Rodrigues - Foto: Divulgação - TV Globo

Uma opção encontrada por quem não quer platinar o cabelo completamente, mas quer adotar o visual dos cabelos loiros quase brancos, é clarear os fios para um loiro comum e fazer algumas mechas platinadas. "Dessa forma, apenas os fios platinados serão os mais descoloridos, assim a agressão se torna bem menor, mas isso não diminui os cuidados e manutenção", ressalta o cabeleireiro Cristiano Melo, técnico da Maxiline.

Além disso, abrir o fio para a cor aos poucos faz com que o processo todo seja bem mais leve e trate mais o cabelo. "A abertura da cor aos poucos evolui para uma manutenção pré e pós-aplicação, que além de reidratar e proteger as fibras, vai transformando a cor e degradando a melanina em menor potencial de perda de massa, considerável não saudável", explica o cabeleireiro Antonio Flavio Rezende.

Faça o tratamento específico

Jared Leto - Foto: Getty Images
Jared Leto - Foto: Getty Images

Não adianta só descolorir as mechas e nunca mais voltar ao salão. Quem adota o visual platinado tem que estar consciente de que ele envolve uma série de cuidados profissionais. "Tratamentos de recarga de queratina que vão fortalecer os fios quebradiços e elásticos são os mais indicados para cabelos nesse tom", indica Conceição. Dois tratamentos que são fundamentais para isso são a cauterização capilar e a reconstrução capilar, que normalmente são indicados uma vez por mês. Há também tratamentos específicos para loiras platinadas com nutrientes que devolvem até 50% da maciez e brilho naturais e podem ser encontrados nos salões de beleza.

Hidratação sempre!

Lady Gaga - Foto: Getty Images
Lady Gaga - Foto: Getty Images

Um tratamento que também não pode faltar para quem descolore os cabelos é a hidratação. Ela deve ser feita no salão, mas seu cabeleireiro provavelmente recomendará alguns produtos para o home care. "A hidratação nunca é demais. Em casa, os gloss e os termoativados instantâneos são recomendáveis, além do reparador de pontas com vitamina E, filtro solar e leave-ins", lista o cabeleireiro Rezende.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cuidados para manter a cor

Gwen Stefani - Foto: Getty Images
Gwen Stefani - Foto: Getty Images

O loiro platinado, por ser uma cor muito clara, acaba sendo um tom instável. E os cuidados para manter a descoloração começam no próprio salão: "deve-se evitar o uso excessivo da chapinha, mesmo em processos de cauterização e escovas progressivas, pois a ação da mesma provoca um tom alaranjado nos fio platinados", alerta a cabeleireira Conceição.

Cuidados em casa também são importantes, como o uso de shampoos antiamareladores ou violetas, que mantém o tom. Além de cuidados ao ir à piscina, usando sempre protetor solar nos fios.

Invista nos produtos certos

Michelle Willians - Foto: Getty Images
Michelle Willians - Foto: Getty Images

Os shampoos, condicionadores, leave-ins e hidratantes, entre outros produtos para a higiene diária dos cabelos, também devem ser bem escolhidos. "Procure itens com blends vitamínicos, muita hidratação, como aqueles a base de semi de lino, águas marinhas, babaçu, murumuru, enfim agentes emolientes e hidratantes que ofereçam nutrição", resume o cabeleireiro Melo.

Além disso, alguns ativos são muito importantes, como queratina, elastina, cistina, vitaminas A e E, além do fator de proteção solar, enumera Rezende.

Prepare-se para os retoques

Rita Ora - Foto: Getty Images
Rita Ora - Foto: Getty Images

O complicado de adotar um visual tão claro é que os retoques devem ser constantes. Alguns especialistas afirmam que eles devem ser feitos semanalmente, se a intenção é evitar a grande diferenciação da raiz original. Como as visitas ao salão deverão ser constantes, para manutenção da cor e saúde dos fios, retocar não será um trabalho tão grande. "O ideal é que o retoque de raíz seja feito em menor prazo, com coloração, no caso de cabelos de pigmentação natural escura", explica Conceição.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No entanto, é preciso tomar cuidado ao reparar o visual. "Muito cuidado com o retoque, pois ele pode comprometer e muito a saúde e a cor dos fios platinados, sempre retoque com os mesmos produtos da vezes anteriores, procure não mudar de profissional, e o mais importante, retoque de raiz o produto não vai para comprimento e pontas", considera Cristiano.

Mas se você quer adotar o visual, mas não pretende ficar loira para sempre, pode optar pelas mechas platinadas ou adaptar o visual. "Desde que optem por raiz mais escura e o retoque seja feito sempre mais longe da raiz com uma proposta ombré, é possível mudar o visual sem ter que colorir o platinado", ensina o especialista.