PUBLICIDADE

Dicas de maquiagem: como manter os cílios longos e volumosos sempre

Escolher a máscara certa e cuidar da saúde dos fios garantem olhos de boneca

Qual mulher não quer ter os cílios mais vistosos, volumosos e compridos? Pode parecer só um pequeno detalhe da maquiagem, mas os cílios maiores deixam o olhar mais interessante e realçam todo o semblante.

Basta aplicar a máscara de cílios, mais conhecida como rímel, e pronto! O visual já é outro. Escolher a cor, o aplicador mais adequado para você, um bom curvex e até cílios postiços podem ajudar (e muito) a aumentar o poder dos cílios!

Mas não vale só lembrar-se dos cílios só na hora de fazer a maquiagem. Apesar de servirem para proteger os olhos, esses pequenos pelos também podem ser sensíveis e merecem cuidados diários para ficarem sempre chamativos e fortes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Retirar sempre o todo o rímel antes de dormir e verificar se a borrachinha do curvex está em dia são passos essenciais, por exemplo, não só para manter os fios fortes, mas também para cuidar da saúde dos olhos!

Isso porque limpar o local é também importantíssimo para evitar infecções e irritações nos olhos, como conjuntivite alérgica ou bacteriana. E nada de usar truques de última hora na maquiagem: como aplicar pó facial antes do rímel! O recomendado é sempre usar produtos testados para a região dos olhos, não dividir com ninguém e checar a validade sempre!

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, duas em cada dez mulheres que usam maquiagem sofrem com problemas oculares. Para não engrossar essa estatística e manter olhos e cílios sempre bonitos e saudáveis, confira as dicas a seguir.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Escolha o rímel certo

Foto: Thinkstock
Foto: Thinkstock

Com tantas opções no mercado, existe uma que melhor se encaixa na sua rotina e tipos de cílios. As escovinhas do aplicador têm efeitos diferentes em cada mulher, por isso, a dica de maquiagem é ler resenhas e o rótulo do produto antes de comprar. De maneira geral, quanto mais cerdas e quanto maiores elas são, mais volume e comprimento elas dão aos cílios. Máscaras incolores ou de certas menores (e mais rígidas) dão um efeito mais natural para os cílios.

Curvex: aliado ou vilão?

Foto: Thinkstock
Foto: Thinkstock

Como o próprio nome sugere, ele curva ainda mais os fios, deixando-os ainda mais poderosos! E pode ser usado com frequência, mas com cuidado. Verifique se a borrachinha está desgastada, caso esteja, não espere para substituí-la e sempre use o curvex com delicadeza. Se for aplicado com muita força ou com muita tração, ele pode cortar os fios.

"O ideal é utilizá-lo bem próximo à raiz dos cílios, aplicar uma pressão suave por poucos segundos, em média uns 10 segundos, e imediatamente abri-lo antes de retirá-lo dos cílios", ensina Luciana de Abreu, dermatologista da clínica Dr. André Braz, do Rio de Janeiro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Uma das principais dicas de maquiagem aqui é lembrar também que o curvex deve ser usado antes da máscara de cílios, sempre! "A grande maioria das máscaras, quando aplicada em várias camadas, deixa os fios ciliares mais duros e pouco flexíveis, o que pode provocar um trauma físico irreparável que leva a quebra no local da pressão", explica a dermatologista Claudia Marçal, de São Paulo.

Tenha um removedor específico

Foto: Thinkstock
Foto: Thinkstock

Ao contrário do que muita gente pensa, usar rímel todo dia não faz mal, a não ser que você não o retire direito todo dia à noite. "Tenha uma loção de limpeza específica para esta área, removendo completamente o produto dos pelos, sem tracioná-los. Deixar resíduos de rímel acumulando-se nos cílios pode causar ressecamento dos fios, além de predispor a infecções nos olhos e nas pálpebras", explica Luciana de Abreu.

Os demaquilantes bifásicos são os mais poderosos até para tirar máscaras com fórmulas à prova d?água. Se a sua pele é oleosa ou mista (e com tendência à acne), se atente à dica de maquiagem: use esse tipo de demaquilante só na região dos olhos e outro produto menos oleoso para o restante do rosto.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Shampoos infantis podem ser usados também para tirar máscaras à prova d?água no banho. Nunca friccione ou irrite a região, escolhendo o produto certo, você não vai precisar esfregar ou irritar os olhos e a pele ao redor.

Cuide da validade e da sua saúde

Foto: Thinkstock
Foto: Thinkstock

Você já verificou a validade da sua máscara de cílios? Se ela estiver dura ou com a cor e textura diferentes, desconfie! O prazo de validade do rímel costuma ser de cerca de dois anos (fechada), mas a dermatologista Claudia Marçal conta que, depois de aberta, ela dura no máximo seis meses apenas! Logo vira um lugar perfeito para a proliferação de bactérias.

Por isso, nada de deixar o tubo no carro ou no banheiro, a exposição ao sol e ao calor do chuveiro podem encurtar ainda mais a validade dos cosméticos e maquiagens.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Hidrate os fios

Foto: Thinkstock
Foto: Thinkstock

Você sabia que os cílios também precisam de hidratação? A dermatologista Claudia Marçal explica: "Isso impede que as hastes mais finas e secas sofram fraturas ou fiquem mais finas com tendência à queda ou rarefação. Portanto, quando utilizar o creme da área dos olhos, sempre específico para a região, aplique o produto indicado rente aos cílios ou ainda utilize com cotonete duas a três vezes por semana um óleo como o óleo de rícino, derivado da mamona, ou um creme a base de pró-vitamina B5".

Converse com o seu médico, ele pode ainda indicar formulações específicas para o seu caso. "Pode ser fórmulas ricas em aminoácidos, silício, ácido hialurônico e um pool de vitaminas para ser utilizado à noite ou antes da própria máscara", ensina Claudia.