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Homens abandonam o tipo desleixado e começam a se preocupar mais com aparência

Os produtos masculinos já atingem 10% do mercado nacional de cosméticos

O mercado de cosméticos está focando no comportamento masculino, pois agora eles também cuidam de pele, cabelo, unhas e até do corpo. Vestir um terno alinhado, ter um cabelo hidratado e bem cortado, barba bem feita já não são características só de homens vaidosos.

Os cosméticos desenvolvidos especificamente para pele masculina (mais espessa, mais cornificada) obedecem esta fisiologia da própria pele. Igualmente, a pele do homem é mais oleosa, irritadiça e frequentemente traumatizada pelo ato de barbear-se.

O arsenal de beleza é muito grande: sabonetes, xampus, adstringentes, tonificantes para pele, hidratantes, cremes com lifting imediato e outros fazem parte da nova realidade masculina.

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Em 2006, o setor movimentou cerca de R$ 1, 545 bilhões, quase 10% do mercado nacional de cosméticos, segundo dados da Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Estes dados apontam um novo comportamento masculino, deixando para trás o tipo "machão", ou seja, a imagem de homens desleixados e despreocupados com o seu visual.

Tipos de homens

No livro The future of Men, lançado em 2005 pela Editora Palgrave Macmillian, nos Estados Unidos, seus autores e os publicitários Marian Salzman, Ira Matathia e Ann O?REilly entrevistaram homens de 30 a 59 anos de origem americana, europeus e latinos e chegaram a conclusão de que há muitas formas de masculinidade. A pesquisadora classifica os heterossexuais em quatro categorias:

Metrossexuais: Jovens, urbanos e bonitões são as definições para esse tipo de homem. O exemplo é o jogador inglês David Beckham. Nesta categoria estão 15% dos homens entrevistados. Aqui no Brasil é raro algum individuo seguir esse modelo, pois nossa cultura é ainda um pouco reticente.

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Ubersexuais: É a imagem do atleta, forte e durão com uma pitada cosmopolita e jeito de quem é bem sucedido no campo de negócios. Também aplacam 15% dos entrevistados.

Emoboys: São homens frágeis, vulneráveis e pouco realizados no campo emocional e no mundo coorporativo. 10% dos entrevistados se enquadram nesse perfil.

Every joe: Correspondem a 60% ,ou seja, a maioria dos homens. As características desse perfil é apenas ser básico e não se importar muito com o visual.

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