PUBLICIDADE

Rejuvenescimento depende do equilíbrio entre radicais livres e antioxidantes

Manter-se livre de estresse ajuda a retardar o envelhecimento da pele e do corpo

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

"Perder o entusiasmo causa rugas na alma". Começo com esta frase que, para mim, tem muitos significados. Rugas, rítides, pregas, sulcos, flacidez, enfim envelhecer é o que tememos. Mas, envelhecer é um processo natural pelo qual todos nós passamos, a cada dia, a cada hora e a cada minuto. Apesar disso, lutamos incansavelmente contra a natureza, buscando nos manter jovens eternamente. E, o que significa nos "mantermos jovens"?

Para a dermatologia, rejuvenescer é tornar a pele mais bonita, com mais vida, mais viçosa, mais firme, com a textura mais homogênea, sem manchas. Eu acredito que a beleza da pele seja reflexo do equilíbrio interno. Assim, rejuvenescer, para mim, quer dizer reequilibrar-se. A pele é o único órgão que sofre dois processos de envelhecimento, um intrínseco, determinado geneticamente, causado por fatores internos, e outro extrínseco, causado por fatores externos. Destes, os principais são o sol e o tabagismo. Portanto, para adiarmos o processo extrínseco, cuidados, como evitar a fotoexposição e o hábito do tabagismo, ajudam bastante.

Quando falo em equilíbrio interno quero dizer um balanço positivo entre os radicais livres e os antioxidantes. Os radicais livres são moléculas continuamente produzidas pelas nossas células através de processos metabólicos, e que devem ser "neutralizadas" pelos antioxidantes, que, uma vez que "desintoxicam" nosso organismo dos radicais livres, são também chamados de "nutrientes antienvelhecimento".

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Estresse emocional, sobrecarga de atividades, ansiedade, tudo isso pode levar a um estado chamado de estresse orgânico"

Esses são exemplificados pelas vitaminas C, E, betacaroteno, licopeno, entre outros, encontrados nas frutas, legumes e verduras. Assim, uma alimentação rica em vegetais é uma das formas de evitar o envelhecimento precoce, além de nos proteger de inúmeras doenças decorrentes do envelhecimento.

Às vezes, mesmo com uma dieta balanceada, a pele mostra-se ressecada, envelhecida, flácida, os cabelos caem e as unhas ficam frágeis e descamativas. Isto ocorre quando produzimos radicais livres que ultrapassam nossa capacidade de neutralização pelos antioxidantes. É um exemplo clássico de estresse orgânico. Nestes casos, além de uma dieta balanceada, é necessária a utilização de suplementos vitamínicos para tentar compensar a produção exagerada dos radicais livres.

Um grande estresse emocional, uma sobrecarga de atividades físicas, uma sobrecarga emocional, a ansiedade, depressão, enfim, tudo isso pode levar a um estado chamado de estresse orgânico. Tudo depende de como lidamos com nossas emoções e com as situações de estresse que somos expostos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A energia vital, o entusiasmo, a disposição, o pensamento positivo nos levam adiante SEMPRE!

Assim, antes de cuidarmos das nossas rugas precisamos evitar o envelhecimento das nossas almas!