PUBLICIDADE

Lábios ressecados: veja 9 dicas para evitar o problema

Por ser muito sensível, a pele da boca pede hidratação extra

Lábios ressecados, com rachaduras e a pele repuxada são comuns tanto nos dias de frio, como no calor. Como são altamente sensíveis, situações de vento, poluição, sol quente e até a baixa umidade do ar acabam por deixar a boca cheia de machucados. Saiba o que causa os lábios ressecados:

Causas

É comum os lábios ficarem desgastados, por que além de muito fininha, a pele da boca é também muito exigida. "Toda hora estamos comendo, bebendo, falando, o que acaba provocando atritos nos lábios e deixando a região mais exposta às bactérias", explica a dermatologista Mônica Carvalho.

Além disso, a especialista ensina que a exposição ao clima acaba tirando um pouco da hidratação labial, o que agrava o problema. Por isso, beber bastante água é uma atitude mais do que necessária. "É o primeiro passo para evitar o ressecamento dos lábios", afirma Mônica.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como cuidar

Cuidar dos lábios pode ser mais fácil do que você imagina, algumas mudanças no dia a dia podem fazer toda a diferença na saúde labial. Confira as principais dicas para cuidar dos lábios, segundo a Academia Americana de Dermatologia:

Hidrate os lábios: aplique um protetor labial não irritante (ou hidratante labial) várias vezes ao dia e antes de dormir. Se seus lábios estiverem muito secos e rachados, tente uma pomada espessa, como vaselina branca.

Use FPS: hoje já existem diversas opções de protetores labiais com FPS 30 ou superior. É indicado usar todos os dias antes de sair de casa, isso porque os raios solares também podem queimar os lábios, deixando-os secos e rachados com mais facilidade, ocasionando em feridas. Por isso, mesmo no inverno, é importante proteger os lábios.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Proteja da poluição: agentes externos, como a poluição por exemplo, deixam os lábios rachados e desidratados com mais frequência. Dessa forma, é indicado aplicar o protetor labial a cada 2 horas quando estiver ao ar livre.

Beba água: um dos principais fatores de ressecamento dos lábios é a desidratação. Portanto, beba pelo menos 2 litros de água por dia para manter o bom funcionamento do organismo e consequentemente a hidratação natural dos lábios.

Pare com as manias: lamber, morder e cutucar os lábios pode parecer inevitável, mas essas manias acabam prejudicando a saúde labial. Conforme você vai cutucando e arrancando as pelinhas dos lábios, ele vai ficando cada vez mais mais sensibilizado e ferido.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Evite o contato com a saliva: quando os lábios ficam secos, não é indicado molhá-los lambendo-os, mas isso pode piorar o problema. À medida que a saliva evapora, seus lábios ficam mais secos.

Evite o contato com metal: não é indicado segurar itens de metal com os lábios. Clipes de papel, jóias e outros produtos cotidianos feitos de metal podem irritar os lábios já sensíveis.

Use um umidificador de ar: conectar um umidificador em casa pode ser uma boa solução para evitar lábios ressecados. Um umidificador no seu quarto, por exemplo, pode ser especialmente útil, principalmente se você respirar pela boca à noite.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Esfolie os lábios: a esfoliação ajuda a remover as células mortas, como aquelas pelinhas que você tenta arrancar e acaba machucando os lábios, sabe? Invista em esfoliantes labiais pois eles são menos abrasivos e por isso não machucam a região. É indicado fazer esfoliação 1 vez por semana.