PUBLICIDADE

LipoLaser traz menos efeitos colaterais que a lipo tradicional

SlimLipo é uma das novidades na área das cirurgias plásticas nesse verão

Muitas pessoas me perguntam durante a consulta ou pelo meu blog quais são as novidades dentro do universo da cirurgia plástica. Curiosamente, as novidades são várias, mas infelizmente são pouco divulgadas. Como este é o primeiro de muitos artigos em colaboração com o Minha Vida, resolvi escrever sobre as novidades mais procuradas neste verão de 2011. Depois, com chegada do inverno, percebemos uma discreta mudança, uma procura menor por procedimentos feitos no corpo em si e maior para a área do rosto. A intenção é publicar artigos sobre assuntos novos sempre em sintonia com a vontade dos pacientes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As maiores novidades que proponho na minha prática diária como cirurgião plástico são cinco:

1. Lipoaspiração feita a Laser com recuperação mais rápida e menos equimoses

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2. Próteses cônicas com mais projeção maior mas sem marcar tanto o colo

3. Novo padrão de distribuição do Toxina Botuliínica (Botox, Dysport e outros)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4. Preenchedores de rugas com maior durabilidade

5. Laser mais seguro, podendo ser usado no verão ou em pessoas com pele mais escura.

Sendo assim explicarei neste primeiro artigo como funciona a Lipoaspiração feita com Laser. Esta já existe há 10 anos, porém devido a certos fatores limitantes, como preço e as poucas vantagens que oferecia, ela acabou não tendo grande aceitação por parte dos brasileiros. O que mudou então? Mudou o aparelho de Laser em si. O antigo se chamava SmartLipo e o novo se chama SlimLipo.

Lipoaspiração a laser

Por causa do preço e pela falta de benefícios mais contundentes, a Lipo Laser não caiu no gosto dos brasileiros. Esse quadro está mudando com o surgimento de novas tecnologias.

O recente desenvolvimento de um novo aparelho de Laserlipólise (destruição da gordura pelo Laser) abriu novas perspectivas em relação à segurança do procedimento de lipoaspiração. Além disso, o tempo de recuperação diminuiu muito. Afinal de contas, ninguém hoje em dia pode ficar parado, e uma rápida recuperação e volta ao trabalho são fatores cada vez mais levados em conta. A dor da lipo, tão famosa, também foi bastante reduzida. Analgésicos mais fracos e por menos tempo estão sendo usados.

Cada vez mais pessoas procuram a Lipoaspiração feita com Laser. Os parágrafos a seguir descrevem as vantagens deste novo aparelho, chamado de SlimLipo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quais são as vantagens do SlimLipo?

1. Cânula flexível com menos trauma e menos complicações

2. Seletividade do laser somente para células de gordura, poupando outros tecidos que antes eram atingidos durante o procedimento

3. Menor sangramento durante a cirurgia

4. Menos equimoses- aquela feria que parece sangue pisado- no pós-operatório

5. Recuperação mais rápida, necessitando de menos repouso e volta ao trabalho mais rápida

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

6. Efeito de retração da pele através do aquecimento e estimulação do colágeno.

A seguir explicarei em resumo cada um dos itens acima, para que as reais vantagens fiquem expostas e mais pessoas procurem este procedimento ao invés da lipoaspiração convencional.

Cânula flexível: Tanto a Lipoaspiração tradicional quanto o Laser mais antigo utilizam o movimento de vai-e-vem das cânulas metálicas rígidas. Isto aumenta o trauma aos tecidos, retarda a recuperação pós-operatória e provoca áreas arroxeadas (equimoses).

Seletividade do Laser para células de gordura: O Laser possui um comprimento de onda específico para destruir a membrana celular das células de gordura. Isto quer dizer que cada passada da cânula é mais suave e menos traumática, pois não destrói outros tecidos como pequenos nervos, fibras musculares ou fáscias e aponeuroses. O risco de aprofundar a cânula é nulo, pois ela é seletiva para a gordura e não atravessa outros tecidos. Além disso, o diâmetro é muito menor do que o das cânulas metálicas, diminuindo ainda mais o trauma da cirurgia.

Menor sangramento durante a cirurgia: Como o Laser é seletivo, ocorre menor destruição de vasos sanguíneos. Além disto, estes são coagulados pelo Laser. Isto quer dizer que o paciente sofre uma perda sanguínea menor, o que nos permite estender a cirurgia por mais tempo e em outras áreas. Ou seja, por ser mais seguro pode ser mais eficaz e mais completo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Menos equimoses: O movimento de vai-e-vem da cânula tradicional provoca um trauma e um sangramento grandes, que levam à formação de equimoses no pós-operatório. Estas demoram até três semanas para sair, obrigando o paciente a não usar roupas pequenas e a não se expor ao sol por mais tempo. Ou seja, já está operado, mas tem que tomar cuidados por mais tempo do que na Lipo Laser. A formação de equimoses no SlimLipo ou não existe ou é bem menor que na convencional.

Menor tempo de recuperação: Quanto maior o trauma intra-operatório, maior a reação do organismo e maior o tempo de recuperação. A afinidade do Laser para destruir somente a gordura reduz o trauma cirúrgico. Pacientes que operam somente um ou duas áreas podem trabalhar 24 ou 48 horas após a cirurgia, ao invés de ficarem afastados de suas atividades usando analgésicos fortes. Para um número maior de áreas, recomendamos um repouso de cinco a sete dias, bem menor do que na Lipo convencional. É claro que estas reações são muito pessoais e só citamos números da média de pacientes.

Efeito de retração sobre a pele: Na verdade o SlimLipo também trabalha com uma segunda frequência de onda. Este outro pulso pode ser usado em conjunto com o primeiro, ao mesmo tempo, para agir sobre o colágeno da pele. A retração deste colágeno, à semelhança dos Lasers estéticos para a pele, provoca uma melhoria na qualidade das camadas mais profundas da pele. Isto é fundamental, pois a partir de certa idade há uma diminuição e desorganização do colágeno e da elastina da pele. Além do mais a aspiração do conteúdo pode levar um aspecto de pele flácida, sem elasticidade. A presença deste duplo feixe de Laser ajuda a melhorar a retração da pele sobre as áreas aspiradas.

Desvantagens do SlimLipo:

Como em qualquer procedimento novo na medicina, existem vantagens e desvantagens que devem ser explicadas ao paciente durante a consulta. As desvantagens são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1. o procedimento é mais caro devido ao custo do aparelho;

2. o procedimento é um pouco mais demorado (pois o Laser precisa de um tempo para derreter a gordura);

3. a gordura fica completamente derretida, não podendo ser usada para enxertos para aumento de glúteos ou de lábios, por exemplo e

4. como é um procedimento novo, muitos médicos ainda não dominam a técnica.

Acredito que cada uma destas desvantagens possa ser contornada. Por exemplo, o preço mais elevado é compensado por menos dor e volta ao trabalho mais cedo. A gordura para enxerto pode ser retirada de outra área, de forma convencional. O tempo maior (um a duas horas a mais) é amplamente compensado por duas ou três semanas a menos na recuperação. Espero que este artigo tenha sido bastante útil e pese na hora de decidir fazer uma lipoaspiração.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em 15 dias continuaremos aqui com outras novidades sobre cirurgia plástica. Até breve!