PUBLICIDADE

Cabelo hidratado: como e o quê aplicar

<EM><FONT face=Arial><FONT style="FONT-SIZE: 12px">Para a maioria das mulheres&#44; fios sedosos significam a aplicação excessiva de cremes&#44; mas isso é um mito! </FONT></FONT></EM>

As fibras capilares externas, chamadas de cutículas, não precisam de uma quantidade demasiada de produto para que fiquem fechadas e saudáveis. O fato é que devemos utilizar o cosmético ideal para cada tipo e problema.

Pela diversidade de hidratantes que o mercado oferece, não se pode usar qualquer um, escolhendo-o apenas pelo perfume. O correto é observar no rótulo as indicações, essências e substâncias que ele contém. Existem cremes para cabelos secos, oleosos, cacheados, lisos e com processos químicos (coloridos, tintos e descoloridos) e conhecer algumas substâncias e suas propriedades ajuda na escolha certa:

- Colágeno: hormônio que proporciona elasticidade e maciez à pele e aos cabelos. Ideal para cabelos quebradiços e desvitalizados

- Aloevera: mais conhecido como babosa, trata a fibra capilar e serve como uma cola para os que têm ponta dupla. Ideal utilizar em cabelos secos e opacos.

- Manteiga de Karitê: tem a função de

hidratar as madeixas quimicamente processadas, devolvendo o brilho e a maciez. Indicada para os afros, coloridos, descoloridos e fios que tenham passado por alisamentos (relaxamento, escovas progressiva e definitiva).

- Queratina: sua principal função é envolver o fio com uma película, tornando-o mais resistente, além de impedir que agentes externos o afetem. O importante é que antes da aplicação dessa proteína, a cabeleira esteja hidratada, para ser selado pela queratina. Sem um tratamento prévio, o resultado não será obtido. Indicado para todos os tipos de cabelos.

- Macadâmia: é uma noz que proporciona uma hidratação intensa e deve ser evitada por tipos normais e oleosos. Os secos e quimicamente tratados

podem abusar de produtos com esse princípio ativo.

- Outra dica importante: após a hidratação, deve-se enxaguar os fios e aplicar o condicionador no comprimento.

A atenção e o cuidado com a hidratação capilar, sem exageros, resultarão em beleza e saúde para o cabelo.



Quais são os seus critérios para escolher xampu e creme para os cabelos?


Gennaro Preite é cabeleireiro e consultor técnico da Condor, líder nacional na fabricação de escovas para o cabelo.

Para saber mais, acesse: www.condor.ind.br