PUBLICIDADE

Você sabe cuidar da sua pele no verão? Especialista tira dúvidas

Confira os melhores momentos do chat com a dermatologista Adriana Leite

O verão é uma das estações mais esperadas pelos brasileiros: sol, praia, piscina, roupas arejadas e muita pele à mostra! Mas será que você sabe a melhor forma de cuidar da sua pele nessa estação e garantir que esteja saudável e bonita? Para ter certeza, realizamos um chat no dia 11 de dezembro de 2013 com a dermatologista Adriana Leite (CRM: 81863 / RQE: 39159), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e conversamos sobre protetor solar, tratamentos de beleza e muito mais. Confira abaixo os melhores momentos da conversa com a especialista, que respondeu dúvidas dos internautas. Ou leia o chat na integra.

Maria Fregonezi: O que posso fazer para que minha pele de 50 anos não envelheça antes do tempo?

Moça passando protetor solar - Foto: Getty Images
Moça passando protetor solar - Foto: Getty Images

Adriana Leite: A carga solar que você recebe até os 18 anos de vida se acumula e só vai manifestar os danos tardiamente. Portanto, quanto mais precocemente você se cuidar, mais saudável será sua pele. O sol é importante para fixação do cálcio nos ossos, porém dez minutos ao dia já é suficiente para estimular a produção de vitamina D. Segundo o Consenso Nacional de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia, por a população brasileira ter uma grande diversidade de tons de pele, o fator de proteção solar mínimo é 30.

Geórgia Del Ducca Pinto: Como fazer para controlar a oleosidade?

Adriana Leite: No verão as glândulas produzem mais suor e gordura, portanto a maioria das pessoas apresenta a pele mais oleosa. Como cuidados básicos podemos listar: lavar o rosto com sabonete específico não mais do que três vezes ao dia, evitar uso de produtos com base cremosa e dar preferência às loções ou géis que tenham na embalagem as informações ?não comedogênico? (que não obstrui os poros) e ?oil free? (ou seja, sem óleo na formulação). Os lenços de higiene facial podem ser um recurso para o meio do dia, para remover o excesso de oleosidade, porém não o utilize com muita frequência, pois todas as vezes que você lava demais e retira todo o óleo, a pele entende que precisa produzir mais para repor. E não se esqueça de usar o filtro solar diariamente, reaplicando de 2 em 2 horas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Daysa: Gostaria de saber se usando o BB cream com fator de proteção 30, posso deixar de usar o filtro solar no verão?

Adriana Leite: Não, o BB cream, conhecido como beauty balm ou blemish balm, são produtos multifunção que contêm também fotoproteção, porém, pelo fato de também possuírem função de uma base, se espalham muito e você deixa uma camada muito fina pela pele, não necessariamente indicado para uso na exposição da praia, piscina e etc. A quantidade adequada para o uso de fotoproteção é: uma colher de chá para rosto, pescoço e colo; uma colher de chá para cada braço; e duas colheres para o tronco e duas colheres para cada perna. Nas peles muito claras, recomenda-se aplicar duas camadas seguidas. Lembrando que um frasco de fotoprotetor não deve durar mais do que dois ou três finais de semana.

Patricia: Como usar adequadamente os aceleradores de bronzeado?

Adriana Leite: Para adquirir um bronzeado saudável dê preferência a uma alimentação rica em alimentos que contenham carotenoides, como cenoura, beterraba, vegetais verdes escuros, entre outros. Existem também suplementos nutricosméticos que estimulam as células a liberarem melanina, pigmento que dá cor à pele. Tome bastante líquidos, use fotoprotetor a partir de 30 e você terá um lindo bronzeado.

Margarete de Souza Ferreira: Como posso bronzear sem depois ficar com a pele descamando?

Moça muito bronzeada - Foto: Getty Images
Moça muito bronzeada - Foto: Getty Images

Adriana Leite: A pele se renova naturalmente a cada 28 a 72 dias, portanto está sempre descamando, para trocar as células antigas pelas novas. Se ela está em equilíbrio, hidratada, você não perceberá esse ressecamento causado pelo sol, pois terá utilizado fotoprotetor adequado, além de hidratante pós-sol.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Valciria Francine: Somente com protetor solar (50, 60) minha pele arde, então borrifo óleo de coco e água sobre o protetor. Isso pode ser prejudicial?

Adriana Leite: Óleo sobre a pele deve ser sempre evitado, isso pode inclusive provocar queimaduras. Se sua pele arde mesmo com FPS alto, procure um especialista para avaliar se você não tem alguma doença de pele desencadeada pelo sol, chamadas fotodermatoses.

Katia: O que é melhor protetor em creme ou spray?

Adriana Leite: Os protetores cremosos têm maior aderência à pele, enquanto os filtros em spray evaporam, sendo necessária uma maior quantidade para ter a proteção adequada. Além disso, em ambos é necessário prestar atenção ao modo de aplicação, para que essa seja uniforme e eficaz.

Neila Noeli Santos: Minha filha de cinco anos quando passo protetor nela ela fica irritada como se fosse brotoejas já mudei o protetor e isso continua o que faço?

Adriana Leite: Sempre dê preferência aos protetores infantis, pois estes possuem maior concentração de filtros físicos, que refletem a luz solar e são menos alergênicos do que os filtros químicos. É provável que sua filha tenha sensibilidade a um dos componentes da fórmula que você utilizou.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Isabel: É perigoso o bronzeamento à jato?

Chat Minha Vida - Foto: Danilo Sala
Chat Minha Vida - Foto: Danilo Sala

Adriana Leite: O bronzeamento à jato é uma boa opção para obter uma cor artificial sem causar danos permanentes às suas células. Os autobronzeadores contêm ativos que reagem quimicamente com a queratina da pele, resultando em uma pele pigmentada semelhante ao bronzeamento natural.

Joice: Trabalho o dia todo em um escritório, qual tipo protetor solar devo usar?

Adriana Leite: Segundo o último Consenso Nacional da Fotoproteção da SBD, o brasileiro deve utilizar um fotoprotetor com FPS 30 no mínimo. Porém, observe o veículo adequado ao seu tipo de pele. Se você trabalha próximo a uma janela sem película, por exemplo, você está recebendo a radiação solar predominantemente UVA, responsável pelo fotoenvelhecimento. A exposição constante às lâmpadas e monitores, principalmente em pessoas com pele sensível à luz, impõe o uso de fotoprotetor mesmo em ambientes fechados.

Edneuma: Que tipo de peeling eu devo fazer nesse período do ano?

Adriana Leite: Peelings são processos de renovação celular e a pele ?nova? é muito sensível ao sol. Portanto se você escolher fizer um tratamento nessa época do ano, não deverá se expor ao sol em hipótese alguma pelo risco de complicações como queimaduras e manchas. Existem peelings superficiais, médios e profundos, porém todos requerem cuidados intensos com o sol e outros fatores externos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Edinilza Duran: Vou passar o fim de ano na praia, posso fazer limpeza de pele antes ou devo esperar para fazer quando voltar?

Adriana Leite: Você deverá fazê-lo pelo menos sete dias antes de viajar, e o importante é que antes de fazer a limpeza você suspenda o uso de ácidos e capriche no uso do filtro solar adequado para seu tipo de pele, observando se a embalagem diz se ele é ?não comedogênico? e ?oil free?, ou seja, que não obstrui seus poros e não contém óleo na formulação.

Carmen: Quais os benefícios que água termal tem sobre a nossa pele?

Spray de água termal - Foto: Getty Images
Spray de água termal - Foto: Getty Images

Adriana Leite: As águas termais são ricas em oligoelementos que têm função calmante e retentora de umidade, entre outros. Portanto complementam bem os tratamentos de verão, pois ajudam a refrescar e hidratar a pele. Porém, não esqueça também de beber muita água, uma não substitui a outra.

Elton: O ar condicionado pode ser prejudicial para quem tem pele seca?

Adriana Leite: O ar condicionado, para diminuir a temperatura do ambiente, reduz a umidade do ar. O uso exagerado pode gerar desconforto na pele e sistema respiratório, portanto é importante ingerir muitos líquidos durante o dia além de usar um hidratante específico para seu tipo de pele. Outro cuidado essencial é manter os filtros do seu ar condicionado higienizados quinzenalmente, de acordo das orientações do fabricante.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Arlete Medeiros: Tenho hiperceratose e não consigo um creme adequado para deixar meus pés mais macios. O que posso fazer?

Adriana Leite: A hiperceratose dos pés, ou seja, quando a sola dos pés se espessa para nos proteger do atrito, é muito comum durante o verão, uma vez que passamos a usar mais chinelos e ficar mais descalços. É importante se lembrar de hidratar os pés com cremes que contenham ureia, ceramidas, entre outros componentes.

Amanda: Virilha escurecida por conta da depilação: como proceder? Pode usar cremes clareadores mesmo no verão?

Adriana Leite: Virilhas escurecidas são decorrentes do atrito seja com a roupa, lâmina ou mesmo a cera da sua depilação, pois a pele dessa região é bastante delicada. Evite roupas justas, tecidos sintéticos, ao depilar-se com lâmina, usar muito sabonete ou espuma para evitar o atrito com a pele, dar preferência à cera morna ou fria e não se expor a área depilada ao sol imediatamente após a depilação. Mantenha a região hidratada e procure um especialista para escolher o creme clareador adequado.