PUBLICIDADE

Saiba o que deve ser feito após a decisão de se submeter a uma cirurgia plástica

Escolher um médico confiável e ter apoio da família são fundamentais nesse processo

A popularização da cirurgia plástica criou no público a falsa impressão de que esses são procedimentos simples e isentos de risco. Mas isso não é verdade, pois como qualquer cirurgia, as estéticas também envolvem aspectos a serem observados antes e depois do procedimento. O momento da decisão pela cirurgia plástica já envolve uma complexa autoavaliação do paciente e os próximos passos também exigem bastante atenção e cuidados.

Na hora de escolher seu cirurgião plástico, existem alguns critérios básicos que devem ser observados: certifique-se de que o seu médico consta no Conselho Federal de Medicina (CFM) e que nesse registro diz que ele é especialista em cirurgia plástica. A busca é simples e rápida, pode ser feita através do site do CFM. A chance de acertar na escolha do profissional aumenta se ele for um especialista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

É recomendável que o paciente realize duas ou três consultas com profissionais diferentes para ter parâmetros de comparação, sempre sendo claro sobre as suas expectativas sobre o procedimento. As idas ao consultório também são uma forma de ter contato com outros pacientes do cirurgião plástico. Interagir com essas pessoas contribui para que você se informe sobre os resultados obtidos, o que ajuda muito a criar confiança no médico. O relacionamento com o cirurgião plástico é fundamental e é resultado de um conjunto de fatores, entre eles a segurança com que o médico indica o procedimento, a honestidade, a convicção e o domínio que ele demonstra quando está falando sobre a cirurgia, a predisposição em ouvir queixas, esclarecer dúvidas e a certeza de que ele sempre estará ao lado do paciente, não só no momento de fechar a realização da cirurgia, mas durante todo o antes, durante e depois do procedimento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Depois do paciente se decidir sobre se submeter a uma cirurgia plástica, também deve conversar com parentes, esposo(a), companheiro(a), amigos íntimos, pois são as pessoas que irão apoiar a decisão. O apoio pode ser no sentido de estimular a realização da cirurgia, bem como no acompanhamento do processo cirúrgico. O apoio físico e emocional de pessoas queridas no processo pré e pós-operatório é fundamental. Por mais independente que alguém seja, vai depender de alguma ajuda após uma cirurgia, período em que precisará planejar certos dias de repouso e afastamento das atividades físicas e do trabalho.

Outro ponto que deve ser muito bem trabalhado pelo paciente são suas expectativas com relação à cirurgia plástica. O médico cirurgião plástico trabalha com possibilidades reais, portanto não é saudável acreditar que ele irá promover "milagres". De fato, uma cirurgia plástica tem o objetivo de deixar uma pessoa mais bonita, ou melhor consigo mesma, porém, pessoas que almejam alterações físicas estéticas radicais com foco em, por exemplo, virar uma nova pessoa completamente diferente, acabam se arriscando em ter um resultado final insatisfatório. Nesse sentido, desconfie de tudo que for milagroso demais, tanto no que diz respeito a preço, quanto a resultado.

A cirurgia plástica possibilita muitas melhorias, livrando as pessoas de incômodos que afetavam sua autoestima e sua vida, portanto, acredite nessas melhorias e não na perfeição. Quanto aos custos de uma cirurgia plástica, é sempre bom lembrar que há muita coisa envolvida: a experiência do cirurgião, os profissionais que formam sua equipe, centro cirúrgico, materiais necessários para o procedimento - enfim, há uma soma de fatores que resulta no preço cobrado do paciente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por último e não menos importante, o comprometimento do paciente com a cirurgia plástica também é fundamental, afinal seguir todas as recomendações do cirurgião é muito importante para o sucesso da empreitada. Somando o trabalho de um bom cirurgião plástico e sua equipe médica, mais a escolha da técnica cirúrgica adequada no local apropriado, mais o empenho do paciente em seguir todas as orientações médicas, o bom resultado cirúrgico fica muito mais certo.