PUBLICIDADE

Dicas de beleza: truques para usar menos maquiagem no dia a dia

Reduzir a base ou pesar menos no make dos olhos ajuda a economizar tempo na hora do make

Nada como uma bela maquiagem para levantar o moral de qualquer mulher. Deixar a pele uniforme, cobrir as olheiras e realçar olhos e boca pode ser exatamente o que faltava para a autoestima dar aquela fortalecida!

Só que muitas mulheres acabam não conseguindo sair de casa sem aquela bela camada de base cobrindo o rosto. E aí começam os problemas, principalmente ao ter que retirar essa cobertura toda no fim do dia: "Quando não retiramos completamente a maquiagem, deixamos os poros obstruídos com os produtos e até mesmo com a poeira e a poluição do dia a dia", explica a dermatologista Adriana Caldas, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologista e docente da Faculdade Estadual de Medicina de São José do Rio Preto (SP).

Além de fazer a higienização certinha, a verdade é que muitas vezes você não precisa tanto assim dos produtos assim na sua maquiagem cotidiana! Assim você economiza os produtos, ganha tempo de manhã e ainda aprende a valorizar ainda mais sua beleza natural! Para provar isso, conversamos com especialistas para pegar dicas de beleza e ver como reduzir a maquiagem usada todo santo dia!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dispense a base todos os dias

Quem disse que sua pele precisa ser retocada todos os dias com a base? Muitas vezes ele pode ser trocado por outros produtos mais suaves. "Indicamos sempre o uso de um bom BB cream, ele é o mais coringa e ajuda a cobrir a pele, uniformizar o tom com naturalidade e ainda tem fator de proteção e hidratação", explica a maquiadora Renata Almeida, proprietária e docente da Renata Almeida Escola de Maquiagem. Além disso, se sua pele estiver com uma boa aparência, a dica de beleza é pular essa etapa e ir direto para o pó compacto.

Troque o pó compacto pelo pó translúcido

Uma das principais funções do pó compacto é reduzir a oleosidade, mas por ter cor, ele também uniformiza a pele. No entanto, se você já está usando a base, a dica de beleza é substitui-lo pelo pó translucido apenas nas regiões mais oleosas da pele, como a zona T. "Podemos usar dessa forma, pois deixa o look todo mais fresco e menos 'empoado', é comum ver maquiagens com uso excessivo de pó, não fica bonito nem tão pouco natural", considera a maquiadora Juliana Gonçalves, vencedora do Prêmio Avon de Maquiagem de 2014, na categoria Passarela.

Só máscara e lápis podem criar olhos mais marcantes

Os olhos são uma das partes do rosto mais difíceis de maquiar, mas com alguns produtos simples é mais fácil obter um resultado bonito para o dia, sem perder horas preciosas diante do espelho. Anote essa dica de beleza: "às vezes um olho sem sombra, apenas com bastante rímel já dá o toque necessário, em outras situações, um lápis marrom pode ser usado para um delineado rente aos cílios, que também fica lindo", opina Renata Almeida. Confira o exemplo da modelo Gisele Bündchen, que fez uma maquiagem bem suave nos olhos, mas que ainda marca presença.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Faça uma boca mais simples

Muitas vezes um batom escuro fica lindo, mas demanda um tempão para passar. Por isso mesmo, a dica de beleza é investir em cores mais básicas como um nude, só para não passar em branco. Além disso, abuse de produtos mais simples: "A forma mais simples de maquiar a boca é sem usar o lápis de boca. Ao aplicar o batom, a dica de beleza é sujar a ponta do dedo anelar e dar batidinhas nos lábios para um efeito menos certinho", ensina a maquiadora Juliana. Veja o exemplo da atriz Angelina Jolie, que usou um batom cor de boca um brilho mais leve.

Foque em apenas um ponto forte

Escolher um ponto de ataque no seu rosto é uma dica de beleza que ajuda a poupar bem menos tempo diante do espelho. E esse ponto pode ser os olhos, boca ou mesmo a pele. Por exemplo, se sua pele não anda tão bonita, capriche na base e deixe os olhos e a boca um pouco de lado. Por outro lado, se a pele está bonita, talvez dê para caprichar um pouco mais nos olhos, como nessa maquiagem adotada pela cantora Beyoncé. "Uma pele bem feita vai pedir pelo menos um rímel nos olhos e um toque de cor na boca, que pode ser mais sutil", considera a maquiadora Renata.

Cuide bem da sua pele

Uma pele saudável naturalmente dispensará o uso de muitos cosméticos, afinal eles estão à disposição justamente para corrigir imperfeições. Portanto, a dica de beleza mais valiosa é cuidar bem dessa pele. O que pode ser feito de várias formas, mas a principal dica de beleza nesse caso é não esquecer o protetor solar: "usá-lo previne o aparecimento de disfunções como de manchas, rugas ou imperfeições e não será preciso recorrer a tantas maquiagens", considera o farmacêutico Lucas Portilho, especializado em cosmetologia. Mas esse não é o único cuidado, veja quais hábitos evitar para ter uma pele mais bonita.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)