PUBLICIDADE

Blefaroplastia em pessoas jovens: quando é indicada?

Cirurgia é indicada em casos de pálpebras caídas devido à disposição genética

Pessoas com entre 20 e 30 anos e que já apresentam excesso de pele e bolsas de gordura na pálpebra superior não combinam com a jovialidade tão desejada nos dias atuais. E nas mulheres isso é um impeditivo para uma maquiagem marcante nos olhos, o que leva pessoas desta idade a já procurarem a cirurgia de blefaroplastia, que normalmente é feita em pessoas um pouco mais velhas.

O que pode causar a necessidade da blefaroplastia em jovens?

Tudo bem quando o colágeno não é mais o mesmo, traduzido em rugas e marcas de expressão, em uma pele que já enfrenta um envelhecimento natural da idade. Mas e quando ainda se é jovem, ou seja, desfruta-se da juventude, o que pode estar acontecendo?

Um olhar mais pesado com pálpebras caídas em jovens pode ser fruto de uma herança genética, que pode acometer homens e mulheres antes mesmo dos 30 anos, quando os sinais visíveis começam a incomodar. E os jovens são mais negligentes com a exposição solar, o que endossa o envelhecimento na região.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas a blefaroplastia pode ser feita tão cedo?

A indicação cirúrgica da blefaroplastia é a partir de 18 anos. O mais importante é o paciente estar bem informado sobre os resultados reais do procedimento. A saúde deve estar em boas condições, com exames cardiológicos normais.

Portanto, mesmo em pessoas mais jovens deve ser realizado um diagnóstico minucioso, para saber a real necessidade da cirurgia. Serão analisadas características da pele, influência genética, exposição ao sol, entre outros fatores. Em pacientes jovens as mudanças de pálpebras podem gerar uma discrepância maior, pois a pele do rosto é rígida, ou seja, sem flacidez, o que não harmoniza com uma pálpebra caída e flácida.

Cuidados do pós-operatório da blefaroplastia

O outono-inverno é a época ideal para realizar esse procedimento, pois no frio os edemas cedem com mais facilidade e há menor incidência dos raios solares devendo ser evitados, por prejudicarem muito a recuperação. Por causa da sensibilidade é recomendado usar óculos escuros ao sair na rua.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O resultado começa a se evidenciar a partir de uma semana, quando o inchaço já começa a desaparecer. Depois de um mês os efeitos são reais.

O risco pode ser maior em pacientes com pressão alta, com enfrentam doenças da tireoide e portadores de olhos ressecados. E pessoas com olhos saltados ou pálpebras frágeis que lacrimejam com facilidade, com secura ocular ou irritação frequente, devem ser bem avaliadas por um oftalmologista. Jovens na sua maioria tem boa condição cardíaca, mas emocionalmente devem estar preparados para a cirurgia.

Entenda como é feita a blefaroplastia

A blefaroplastia (cirurgia de pálpebras) remove bolsas, proporcionando uma aparência mais natural. O procedimento é todo feito por dentro da pálpebra, sem mexer no músculo, tornando rápida a recuperação. É preciso muita habilidade do especialista, sendo uma intervenção realizada em ambiente hospitalar, com cuidados pré e pós-operatório.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Explicando melhor, o procedimento para a retirada do excesso de pele da região é feito através de uma incisão na prega natural da pálpebra superior, de modo que a cicatriz fique totalmente escondida na própria dobra. Para o caso de remover as bolsas de gordura que se deposita abaixo dos olhos, o corte é feito na parte interna (a conjuntiva do olho), onde não há necessidade de sutura (pontos), porque a própria mucosa se regenera e cicatriza sozinha. Além disso, o tecido da região externa também é deslocado nesse processo, ocorrendo uma redução das rugas e flacidez das pálpebras.

A cirurgia dura em média uma hora, com anestesia local e o paciente, em geral, tem alta no mesmo dia. Nas primeiras 24h não se deve ler ou assistir televisão e nas primeiras 72 horas é aconselhado fazer compressas de soro fisiológico gelado.

A blefaroplastia pode ser adiada ou complementada com a lipoenxertia na região dos olhos, e já tem indicação a partir dos 30 anos, dependendo de cada caso. É muito eficiente para o rejuvenescimento das pálpebras. Hoje em dia é mais comum associar a lipoenxertia com a blefaroplastia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)