PUBLICIDADE

Lipoaspiração em homens: quando fazer e recuperação

A cirurgia é indicada sempre que existir um excesso de gordura localizado

Segundo censo da Sociedade brasileira de cirurgia plástica, em 2016 a lipoaspiração foi a segunda cirurgia mais feita no Brasil (229.700), perdendo apenas para implante de mama (288.597).

Geralmente, os homens desejam lipoaspirar a região da barriga, flancos e das mamas. No entanto, é preciso saber que nos casos em que existem mamas grandes (ginecomastia), as vezes a lipoaspiração isolada pode ser insuficiente e pode estar indicada a ressecção de pele e tecido mamário também para otimizar os resultados.

Diferenças entre lipoaspiração em homens e mulheres

Na técnica em si, não existe diferença em relação ao material usado e da conduta cirúrgica a realização de lipoaspiração em homens ou mulheres. O que muda e deve ser respeitado é o bom senso estético, pois para o contorno corporal masculino não podemos fazer tantas curvas tal como buscamos nas mulheres.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O resultado nos homens deve ser mais equilibrado na relação tórax/abdome/quadril.

Quando a lipoaspiração é indicada para os homens?

Sempre que existir um excesso de gordura localizado em uma região que tem boa elasticidade de pele, a lipoaspiração e lipoescultura pode estar indicada. Devemos lembrar que essa cirurgia não tem por objetivo emagrecimento, mas sim o contorno corporal melhor.

Recuperação

A rigor, a recuperação entre homem e mulher não tem muita mudança. No entanto, é curioso que muitos homens podem se queixar um pouco mais de incomodo, visto que é sabido que alguns homens tem o limiar de dor mais baixo, ou seja, coisas que podem incomodar o homem numa determinada intensidade pode não incomodar uma mulher.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas isso ainda não foi provado cientificamente, apenas é um dado curioso que as vezes observamos em consultório.

Como prevenir os riscos da lipoaspiração

O risco mais comum em uma lipoaspiração é o sangramento e um dos riscos mais temidos são de perfuração de órgãos e embolia, ambos felizmente são pouco comuns de acontecer.

O médico que realiza a lipoaspiração deve ser o cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que é apto para trazer bons resultados e contornar intercorrências.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cirurgião Plástico Marcelo Wulkan (CRM: 108732/ RQE 28948), doutorado pela USP, membro titular da Socidedade Brasileira de Cirurgia Plastica, International Confederation for Plastic, Reconstructive and Reconstructive Surgery, International Society of Aesthetic Plastic Surgery e American Society of Plastic Surgeons