PUBLICIDADE

4 receitas da internet para crescer o cabelo: descubra se elas funcionam

Dermatologistas revelam tudo sobre algumas das principais técnicas caseiras usadas para o crescimento do cabelo

Se você é do tipo de pessoa que está sempre buscando novidades para evitar a queda de cabelo ajudar o cabelo a crescer mais, já deve ter se deparado com essas receitinhas pela internet. Essas fórmulas ditas como mágicas se espalham rapidamente e é tentador não arriscar, mas será que realmente vale a pena? Abaixo, veja o que dermatologistas dizem sobre isso e quais os tratamentos indicados por elas:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1. Inversão capilar

Essa técnica é feita durante sete dias seguidos e, depois, inicia-se uma pausa de três semanas no processo. Durante a semana principal do método, é pedido que seja feita uma massagem no couro cabeludo usando algum tipo de óleo vegetal. Os movimentos devem percorrer toda a cabeça, de forma suave, durante cinco minutos. Depois, jogue a cabeça para baixo e fique assim por mais quatro minutos. Isso deve ser feito nos sete dias seguidos.

O que dizem os médicos

"A proposta é para que o cabelo cresça pelo menos um centímetro nos primeiros sete dias, mas isso não tem comprovação científica", a dermatologista Denise Chambarelli.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2. Estimulação do crescimento com óleo de alecrim

O óleo deve ser aplicado em todo o couro cabeludo e depois é necessário massagear bem a área por alguns minutos. Permaneça com o óleo na cabeça durante pelo menos duas horas. Depois lave bem o cabelo como de costume e, se precisar, aplique o shampoo mais de uma vez até eliminar todo o resíduo. O procedimento pode ser feito a cada 15 dias.

O que dizem os médicos

"O alecrim para cabelos tem função adstringente e pode ter ação vasodilatora. A adstringência ajuda a desobstruir os folículos capilares e junto ao aumento da circulação sanguínea pode ajudar a favorecer o crescimento dos fios. Cabe a avaliação individual do paciente", diz a especialista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3. Tônico de alho para crescimento

Como a maioria dos tratamentos para o crescimento do cabelo, o tônico deve ser aplicado no couro cabeludo. Também é preciso massagear a cabeça e depois aguardar pelo menos por duas horas. Por fim, o cabelo deve ser lavado e condicionado normalmente.

O que dizem os médicos

"Eu não acredito porque não há nenhum trabalho científico que evidencie que o uso de tratamentos caseiros possa aumentar o crescimento do cabelo", diz a dermatologista Tatiana Di Perrelli. Para Denise, a questão é a mesma: "Não há comprovação científica".

4. Shampoo de café

Esse método, preparado em casa, deve ser feito com um shampoo transparente e pó de café. Basta misturar 250 ml de shampoo com três colheres de pó de café e depois deixe o conteúdo descansando até o dia seguinte.

O que dizem os médicos

"Há opções, como esta, que ajudam na esfoliação do couro cabeludo. Como citado, esse princípio pode ajudar a desobstruir os poros e folículos do couro cabeludo, beneficiando ou facilitando o crescimento do fio", destaca Denise.

Métodos recomendados pelas especialistas

Com o profissional correto, é possível ter um diagnóstico completo da situação do seu cabelo, entender se poderia estar crescendo mais e como fazer isso da melhor maneira. "Já existe microagulhamento capilar para combater a alopecia; laser capilar para tratar seborreia e oleosidade que também atuam na alopecia; terapias que combinam uso de luz tipo led com medicamentos prescritos, além de exames completos feitos em consultórios com avaliação imediata do couro cabeludo e qualidade dos fios", explica Denise.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Também existe a possibilidade de o segredo do crescimento do seu cabelo estar na alimentação ou suplementação. "Em consultório fazemos o exame de tração para avaliar a queda e complementamos com exames laboratoriais do paciente, para avaliar a possível falta de vitaminas, como a vitamina D, ou até anemias, problemas de tireoide, etc", lembra Tatiana.

Depois dessa análise, o médico consegue indicar exatamente o que está faltando para que o seu cabelo cresça mais. "Pode ser feito também a Mesoterapia Capilar, em que aplicamos as vitaminas diretamente no bulbo capilar. Podem ser aplicadas semanalmente ou quinzenalmente", finaliza Tatiana.