PUBLICIDADE

Protetor solar para os cabelos: entenda a sua importância e quando usar

Filtro solar capilar ajudar a prevenir o ressecamento e alteração na coloração dos fios

Os cabelos também precisam de proteção dos raios solares? Sim, e muito! Não somente os fios como o couro cabeludo também. O sol é altamente prejudicial para a saúde e beleza dos fios.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Pesquisas já comprovaram os inúmeros efeitos nocivos das faixas de radiação ultravioleta (UVA e UVB). A radiação UVB é a principal responsável pela perda protéica e a UVA a que mais influencia na mudança da cor dos cabelos. Os raios UVA costumam modificar a cor em decorrência da foto-oxidação dos pigmentos da melanina, que se altera e, por isso dão aquele aspecto desbotado, modificando na maioria das vezes até a tonalidade. Vale destacar que os cabelos claros e tingidos são os mais atingidos no que se refere à coloração.

Após exposição direta das radiações ultravioleta, é estimado que os fios que não estão protegidos percam duas vezes mais proteína e os prejuízos irão variar de acordo com o tipo e condições de saúde deles.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os danos causados pelo fotoenvelhecimento capilar abrangem a matriz, localizada entre as células do córtex, dificultando a retenção da água. Afeta ainda as várias camadas da cutícula, provocando degradação e permitindo que as escamas fiquem abertas, o que resulta em cabelos quebradiços, ressecados, desidratados, sem viço, com frizz e favorecendo o surgimento das pontas duplas.

Além disso, os fios e o couro cabeludo quando sofrem agressões provocadas por fatores externos (calor, vento, mar, cloro, sol, poluição) perdem a umidade e queratina natural, o que contribui para agravar o estado deles.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quando usar o protetor solar capilar?

O uso diário do filtro solar capilar é a medida para preservar os cabelos do agente externo, que é o sol, e proteger deste processo degenerativo, porque cria uma camada protetora destas radiações. O produto deve ser aplicado a cada 2h no couro cabeludo e em toda a extensão dos fios, durante a exposição solar. Se for molhá-los precisa reaplicar novamente.

É válido frisar que a função do filtro solar é apenas proteger contra os danos provocados pela radiação e sua atuação segue a diversidade dos ativos usados em composição, portanto, dependerá de cada produto.

Há no mercado da indústria cosmética uma variedade extensa de filtros físicos e químicos para os cabelos. Alguns apresentam tecnologia importada, com microcápsula, que não permite a penetração na pele e simultaneamente se mantém no tecido absorvendo as radiações. Outros são os polímeros de siloxano, que são bastante utilizados em fórmulas para cabelos e make. Os filtros capilares frequentemente também são usados nos cosméticos para a pele.

Para evitar a alteração da cor e poupar o couro cabeludo de queimaduras, além da aplicação do filtro solar capilar, é recomendado também usar uma proteção física, como chapéu ou boné. Lembrando ainda que o ideal é adotar os modelos feitos com tecidos que proporcionam uma barreira protetora contra a ação dos raios solares.

Outro ponto importante que é preciso salientar é que os fios que estão sujeitos a químicas de oxidação e redução (coloração e alisamentos) são ainda mais vulneráveis. Ou seja, aqueles que se encontram neste grupo os cuidados devem ser redobrados. Em alguns casos os resíduos permanecem e se expostos ao sol podem desencadear um processo acelerado de desgaste, como ressecamento e enfraquecimento das fibras. Assim, o aconselhado é evitar a exposição até a segunda lavagem dos cabelos, para garantir a remoção completa dos resíduos das químicas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Lembre-se, o filtro solar para cabelos deve ser incorporado na rotina diária por todos, excetuando-se crianças e grávidas, que necessitam de avaliação médica, pois existem estudos que apontam danos gerados pela absorção percutânea dos filtros solares. Casos de pessoas com cabelos oleosos, problemas de queda ou couro cabeludo merecem atenção especial, sendo indicado buscar antes a orientação de um médico especialista.