Cravos e espinhas: 5 cuidados essenciais para preveni-los

Usar produtos adequados e hidratar na medida certa são alguns deles

Cansada de ver aqueles pontinhos pretos se transformarem em espinhas por todo o rosto? Calma, o problema tem solução. Em primeiro lugar, vale entender o que está aumentando a oleosidade da pele e tentar mudar alguns hábitos da rotina que colaboram para o surgimento de cravos e espinhas.

Lavar a pele na medida certa, hidratar e evitar o uso de produtos oleosos são alguns exemplos de cuidados simples, mas que fazem toda a diferença na hora de combater os tão incômodos cravos e espinhas. Na lista abaixo, explicamos mais sobre cada um deles, bem como erros e mitos comuns:

Cuidado com a limpeza

A pele do rosto exige alguns cuidados especiais, que ajudam a mantê-la saudável, iluminada e livre de impurezas. Com a pele oleosa, não é diferente. A limpeza, neste caso, é a primeira e mais importante etapa de cuidado. Mas atenção: isso não significa lavar o rosto muitas vezes ao dia, para deixá-lo seco e livre de brilho.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O excesso de lavagens pode, na verdade, aumentar a produção de oleosidade e causar o conhecido "efeito rebote". Ele surge quando retiramos toda a proteção - o sebo natural - da pele, que responde com mais óleo. Em vez disso, limite a limpeza a duas lavagens ao dia, de preferência com um produto específico para peles mistas ou oleosas.

É o caso da nova linha Cuidado Facial, de Protex. Os sabonetes estão disponíveis nas versões líquida e em barra e são indicados para controlar a oleosidade e prevenir cravos e espinhas. Tudo isso é possível graças à tecnologia ReduCNETM, que combate a bactéria C. acnes, causadora da acne.

Não esqueça a esfoliação

Além da limpeza, é interessante fazer uma esfoliação na pele algumas vezes na semana. Esta etapa traz benefícios porque remove as células mortas e afina a camada mais superficial da pele. Isso ajuda a evitar a obstrução dos poros e melhora o aspecto geral do rosto, combatendo imperfeições causadas por cravos e espinhas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas nada de fazer uma receita caseira e agressiva para a pele, certo? Em vez disso, escolha um esfoliante próprio para este fim, como o novo Esfoliante Facial Anti-cravos e Espinhas, de Protex. Ele é indicado para peles normais, mistas e oleosas e promove uma esfoliação segura, sem deixar a derme irritada.

Hidratação importa

Quem tem a pele mista ou oleosa costuma sentir um pouco de medo ao pensar em hidratantes faciais. Isso porque muita gente ainda acredita que os produtos pioram a oleosidade - e, consequentemente, aumentam o surgimento de cravos e espinhas. Mas não é bem assim que funciona. Na verdade, a hidratação é importante para todos os tipos de pele.

Após limpar e esfoliar, por exemplo, é importante que haja a hidratação para preservar a maciez da pele e evitar o efeito rebote. Por isso, se você tem a pele mista ou oleosa, escolha um hidratante leve, como o de Protex. O produto conta com uma textura leve e não obstrui os poros, deixando a pele lisinha.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Evite produtos oleosos

Depois de escolher os produtos de higiene e hidratação específicos para peles mistas e oleosas, é hora de investigar os rótulos de outros itens de cuidado facial e estética. Por exemplo: você sabe se o seu protetor solar e maquiagem são oil free? Oil free indica que os produtos são livres de óleos, ou seja, livres de ingredientes comedogênicos.

Comedogênicos, por sua vez, são substâncias com o poder de obstruir os poros, aumentando cravos e espinhas. Portanto, certifique-se de que os demais produtos utilizados são recomendados para peles mistas e oleosas, fugindo daqueles com textura pesada ou óleos diversos na composição.

Não durma de maquiagem

Parece tentador pular a limpeza e ir direto para a cama depois daquele compromisso à noite, não é mesmo? Esse é um dos maiores erros de quem sofre com a oleosidade excessiva da pele. A maquiagem pode obstruir os poros e impede que a pele "respire" adequadamente. O resultado? Cravos, espinhas e envelhecimento acelerado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por isso, ao chegar em casa, a recomendação é clara: aplique um demaquilante em todo o rosto (você pode passar um específico na região dos olhos, também) e, em seguida, higienize a pele com um sabonete oil control, como o da linha Cuidado Facial, de Protex, e água. O resultado valerá a pena!