PUBLICIDADE

Como evitar ficar "roxo" pós-rinoplastia

Inchaço, sangramento e roxidão podem ser consequências da cirurgia; veja 8 mitos e verdades sobre formas de aliviar

Por Elnur/Shutterstock
Por Elnur/Shutterstock

Se você está pensando em realizar o seu sonho e fazer uma rinoplastia, deve acompanhar as redes sociais de amigos e influenciadores que fizeram também. Talvez você tenha visto no Instagram de alguma amiga que fez a cirurgia que o nariz fica inchado e às vezes roxo, não é?

Existem algumas dicas para tentar diminuir a chance disso ocorrer. No entanto, nem todas funcionam. Desvendamos oito afirmações famosas sobre essa consequência do procedimento.

1 - "Ervas antes da cirurgia ajudam"

Mito! Não existe comprovação científica que ervas como Ginseng ou Ginkgo-biloba diminuam a rouxidão depois da rinoplastia. Em alguns casos, podem até piorar o sangramento durante a cirurgia e, portanto, a rouxidão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2 - "Só fica roxo se quebrar o osso"

Mito! Isso não é correto. Mesmo sem fratura, pessoas com pele fina pode ter mais facilidade para sangramento, principalmente

3 - "A técnica que se usa na fratura pode influenciar no resultado"

Verdade! Quanto menos agressiva a técnica, menor a chance de sangramento e roxidão. Um cuidado técnico é dissecar bem a mucosa dos 2 lados que cobrem o osso para que o instrumento tente ser bem preciso ao fraturar com delicadeza e precisão, lesando menos os vasos.

4 - "Filtro solar é obrigatório depois da cirurgia"

Verdade! Recomenda-se que use protetor solar fator 100 por, no mínimo, dois meses, mas pelo tempo que perdurar a roxidão. Se isso não for feito, as manchas podem ficar de maneira definitiva.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

5 - "Gelo ajuda na roxidão"

Verdade parcial. Gelo sozinho age mais no inchaço do que na roxidão propriamente. Se indicado pelo seu médico, pode aplicar no nariz conforme ele ensina.

6 - "Existem pomadas que ajudam na mancha roxa"

Verdade! Existem pomadas que são vendidas na farmácia ou manipuladas. Precisa perguntar se seu médico autoriza o uso.

7 - "Drenagem linfática pode ajudar"

Verdade! A boa drenagem linfática ajuda mais na recuperação do inchaço, mas alguns trabalhos sugerem que possam acelerar indiretamente a reabsorção da equimose (roxidão) também.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Veja no vídeo que preparamos as dicas de drenagem linfática:

Drenagem linfática antes e depois da rinoplastia

8 - "Dormir com cabeça para cima ajuda"

Verdade parcial! Isso também se aplica mais ao inchaço do que à roxidão. Mas tudo que ajuda vale a pena manter, não é mesmo? Então, se seu médico permitir, pode dormir com 2 travesseiros nas costas para deixar a cabeça mais elevada.