Como cuidar da pele oleosa no verão?

Calor aumenta a oleosidade, mas é possível contornar esse efeito. Aprenda

Apesar de o verão ser uma das épocas mais esperadas do ano, principalmente por ser um período em que é possível aproveitar o calor e, muitas vezes, as férias, quem tem pele oleosa pode sentir um incômodo maior durante os meses mais quentes. Além de possíveis queimaduras caso esqueça de usar filtro solar, quem sofre com oleosidade também sente piora no aspecto da pele.

A oleosidade se intensifica no verão porque o calor estimula as glândulas sebáceas, fazendo com que elas produzam uma quantidade maior de sebo. Com isso, aquele brilho indesejado aparece.

Mas nada de sair lavando o rosto várias vezes por dia ou usando produtos inadequados: é importante escolher os itens certos para cuidar da pele. Acredite, dedicar uns minutinhos a mais na rotina diária pode trazer resultados que valem a pena.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Veja abaixo o que se pode fazer para manter o brilho bem longe do rosto durante o verão:

Limpeza: a rotina de limpeza não se altera no verão, afinal, continua sendo fundamental limpar a pele duas vezes por dia, de manhã e à noite. Mesmo no verão, não é preciso lavar o rosto mais vezes, porque o exagero na limpeza pode provocar um efeito rebote, e a pele pode responder com ainda mais oleosidade. A limpeza cuidadosa, porém, é importante, já que as impurezas que se acumulam na região obstruem os poros e podem gerar cravos e espinhas, além de aumentar a oleosidade cutânea.

Para que a cútis fique corretamente limpa, opte por sabonetes específicos para peles oleosas. O sabonete líquido facial Oil Control de Protex Facial, por exemplo, é uma ótima opção para essa higienização. Se você tem pele acneica, o sabonete líquido Protex Facial Anti Cravos e Espinhas é uma boa escolha para a sua limpeza diária.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, lembre-se sempre de lavar o rosto com água morna, pois a fria ? apesar de ser uma delícia durante os dias mais quentes ? impede a abertura correta dos poros, dificultando a limpeza. E, se mesmo nos dias mais abafados você gosta de usar água quente na higienização, repense seus hábitos: ela remove a oleosidade natural a pele e faz com que as glândulas produzam mais sebo do que o normal, ou seja, a tendência é que o rosto se torne ainda mais oleoso.

Esfoliação: duas vezes por semana, logo após a limpeza, programe uma esfoliação no rosto, afinal, você já parou para pensar no quanto de células mortas se acumulam na superfície da pele? Pois é. É por essa razão que esfoliar a pele é importante, pois, além da limpeza mais profunda, ela prepara a pele para absorver a hidratação de forma mais eficiente. Com isso, a pele fica fresca, saudável e com oleosidade mais controlada durante o período mais quente do ano.

Um bom produto para quem tem pele oleosa é o esfoliante Protex Facial Anti Cravos e Espinhas, pois ele limpa e esfolia a pele de forma profunda, combatendo inclusive a proliferação da bactéria causadora de espinhas e cravos, a C. acnes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tonificação: muitas pessoas, erroneamente, pulam essa etapa durante a rotina de cuidados. No verão, no entanto, ela é particularmente importante para quem tem pele oleosa, pois há produtos específicos para controle da oleosidade, como tônicos à base de ácido salicílico. Além disso, as propriedades contidas nesses produtos também ajudam a evitar cravos e espinhas, por impedir a proliferação de determinados micro-organismos.

Hidratação: erra quem pensa que a pele oleosa não precisa de hidratação. Mesmo no verão, é importante manter a essa rotina. No entanto, é preciso buscar uma formulação livre de óleos, já que a escolha errada do produto pode, sim, aumentar o brilho no rosto. Protex, por exemplo, tem em seu portfólio um gel hidratante facial que proporciona uma hidratação leve e eficaz para quem tem pele oleosa, sem obstruir os poros. Invista nesse cuidado logo após a tonificação.

Protetor solar, sempre: por fim, quem tem pele oleosa não pode deixar o protetor solar de lado, especialmente no verão. A boa notícia é que atualmente há diversas formulações destinadas a esse tipo de pele. A proteção é extremamente importante pois, além de evitar câncer de pele e envelhecimento cutâneo, quando o produto é escolhido adequadamente, ele ajuda a controlar a oleosidade. A razão disso é que o sol e o calor aumentam a produção das glândulas sebáceas, o que produz um efeito indesejável no rosto. Com a proteção, porém, essa consequência é mais branda.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por isso, converse sempre com seu dermatologista para receber indicações de produtos específicos para cuidar da pele oleosa e redobre seus cuidados no verão.