Por que a oleosidade da pele aumenta no verão?

O brilho excessivo e a sensação de pele pesada realmente aumentam no verão

A pele tradicionalmente oleosa se caracteriza pela produção excessiva de sebo natural, mas você já reparou que o aspecto brilhante, espesso e gorduroso aumenta no verão, independente do tipo de pele? Essa sensação mais pegajosa não é apenas uma impressão. Abaixo, explicamos para você o que pode aumentar a oleosidade da pele no verão e como minimizar esse efeito. Confira!

Mais calor e oleosidade

Devido à maior incidência dos raios solares e às altas de temperatura, a sudorese também se intensifica porque o organismo aumenta a transpiração para manter o corpo fresco, portanto, a pele como um todo fica mais oleosa. Além disso, no calor a vasodilatação é maior, o que estimula as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo, e resulta em mais óleo na pele.

As espinhas aumentam no verão?

Com a produção excessiva de sebo, além de mais oleosidade, outro incômodo que pode aparecer é a acne solar, que se forma pela combinação de calor e poros entupidos, seja pelo suor e seus componentes (sebo e sais minerais), seja pelo uso mais intensivo de produtos dermocosméticos. Apesar disso, você não deve dispensar o protetor solar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o sol não é benéfico para secar espinhas. Na verdade, a alta exposição solar deve ser descartada para evitar o aparecimento de acne, uma vez que quanto mais exposição à luz solar, mais produção de óleo.

A higienização é indispensável para evitar o entupimento dos poros e o aparecimento de espinhas. Para este passo tão importante, você deve investir em produtos específicos para o seu tipo de pele. Caso tenha a pele oleosa ou normal, uma opção é o novo sabonete líquido Oil Control de Protex Facial.

O lançamento limpa a pele profundamente e remove o excesso de oleosidade sem ressecar. Além disso, o sabonete conta com a exclusiva tecnologia ReduCNE?, que combate a bactéria C. Acnes, responsável pela formação de cravos e espinhas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cuidado com a água

Um outro erro comum do verão é lavar o rosto diversas vezes por dia como uma forma de diminuir o brilho ou até mesmo para se refrescar. Esse hábito, porém, retira o manto hidrolipídico da derme, que é responsável pela hidratação, e pode causar o efeito rebote, ou seja: a pele entenderá que precisa de mais hidratação e as glândulas sebáceas produzirão mais sebo para fazer essa reposição.

Se você também já sentiu sua pele seca na estação mais quente do ano, saiba que também é normal, afinal, a água salgada, o cloro e até mesmo os raios solares podem deixar a pele ressecada. No verão, esse ressecamento pode, posteriormente, levar à oleosidade excessiva, porque o organismo tentará proteger e recuperar a pele com o sebo natural.

Para evitar essa produção excessiva, é fundamental hidratar a pele. Quem sofre com a oleosidade deve optar por texturas mais leves, como sérum e gel, que não pesam no verão. O gel hidratante de Protex Facial não obstrui os poros e pode ser usado todos os dias e em todos os tipos de pele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Lembre-se que o suor também é uma forma de perder a água do organismo, por isso a hidratação pela ingestão de líquidos como água, sucos e chás naturais é fundamental, pois faz a hidratação de dentro para fora.