Conheça os impactos do estresse na pele e saiba como resolvê-los

Manter uma rotina de limpeza e cuidados com a pele é essencial para evitar as consequências do estresse

Sabia que o estresse excessivo gerado pela rotina pode afetar diretamente nossa saúde mental e física, podendo refletir, inclusive, na pele? Isso acontece porque quando o cortisol - um dos hormônios responsáveis pelo controle da pressão arterial e do sistema imunológico - está muito alto, a imunidade cai, deixando o corpo mais suscetível a infecções.

Portanto, quando de repente a pele passa a ter reações indesejadas como o surgimento de espinhas, aumento da oleosidade facial ou ressecamento excessivo, descamação e a perda do viço, por exemplo, é como se o organismo estivesse falando "vamos com calma".

Mas, justamente pela rotina corrida e a falta de tempo, os cuidados com a pele do rosto acabam ficando em segundo plano. O que poucas pessoas sabem é que, mesmo em casa, é possível adotar hábitos que diminuem o estresse e deixam a pele mais saudável.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Confira abaixo uma lista completa de cuidados para cuidar da saúde como um todo!

Invista na esfoliação

A esfoliação pode ser feita em casa e tem como objetivo remover as células mortas, fechar os poros, além de deixar a pele mais macia, uniforme e melhorar aquele eventual aspecto manchado.

Atente-se ainda aos produtos usados para esfoliar, pois há diferenças entre aqueles de uso corporal para os faciais, visto que a pele do rosto é mais sensível. Desse modo, uma boa opção é o Protex® Facial Anti Cravos e Espinhas, pois ele é suave, ajuda a remover os cravos, bem como as células mortas e oferece proteção contra a bactéria causadora de espinhas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Lave o rosto diariamente

A prática de lavar o rosto ao acordar e antes de dormir ajuda a manter os poros desobstruídos e a oleosidade controlada, além de equilibrar o pH da cútis, diminuindo as chances de irritações e inflamações.

O Sabonete Líquido Protex® Facial Anti Cravos e Espinhas é uma ótima opção para esse processo de limpeza, uma vez que é capaz de higienizar profundamente a pele enquanto protege, porque conta com tecnologia ReduCNE?, que combate a bactéria P. acnes.

Durante a higienização, opte por água morna para facilitar a abertura dos poros e realizar uma limpeza completa, mas lembre-se: nada de água quente. Outra dica é usar uma toalha limpa e individual para secar o rosto, evitando que micro-organismos de outras pessoas entrem em contato com a sua pele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O hidratante é indispensável para completar todos esses cuidados. O gel hidratante facial da Protex® não obstrui os poros e proporciona hidratação para todos os tipos de pele.

Cuide da alimentação

Já reparou que em períodos de maior estresse a vontade de comer alimentos que não são nada saudáveis também aumenta? Mas saiba que é preciso resistir a essas tentações, porque a alimentação está diretamente ligada à saúde da pele. Você pode notar que, ao ingerir alimentos mais gordurosos, é comum acordar com a oleosidade da pele aumentada.

O álcool em excesso é outro grande inimigo da pele, pois age desidratando o corpo e isso reflete em pele ressecada e opaca. Por isso, nunca dispense folhas verdes, alimentos ricos em ômega 3, chá verde e alimentos vermelho-arroxeados, que possuem propriedades antioxidantes e reparadoras.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por fim, mas não menos importante, a pele sente falta de água. Portanto, não se esqueça de beber ao menos dois litros por dia. Parece muito, mas é o ideal para complementar todos os cuidados tópicos com a pele. Hidratando o corpo de dentro para fora, a pele fica com aspecto saudável e um viço natural.

Mexa-se!

Os exercícios físicos são importantes para a conquista de uma pele bonita, uma vez que liberam hormônios que promovem a sensação de bem-estar, o que ajuda a diminuir aquele outro hormônio, o cortisol. Outros benefícios ligados às atividades físicas que também refletem na pele são a melhora do sono, que ajuda a espantar aquela aparência cansada, além da prevenção do envelhecimento precoce.

Medite

Quando o estresse está alto a ponto de refletir na saúde mental e física, é hora de investir também em práticas de relaxamento. Que tal experimentar a meditação? Existem diferentes técnicas que ajudam a promover mais foco, concentração e tranquilidade para os pensamentos, ajudando a lidar com mais leveza na hora dos problemas.

Conheça as opções! Com certeza, uma delas vai fazer você se sentir melhor em relação ao estresse diário e, como consequência, minimizar o impacto negativo na pele.