PUBLICIDADE

8 cuidados para se ter com a pele do rosto no inverno

A sensação de ressecamento é comum nesta época do ano; veja como evitá-la

Ressecamento, coceira, toque áspero... essas costumam ser as características que a pele ganha no inverno. Isso acontece porque com a queda de temperatura, a umidade relativa do ar também diminui, o que impacta na hidratação da pele do corpo como um todo. Além disso, o suor é minimizado e uma de suas funções é manter a pele mais hidratada, sem contar as mudanças dos hábitos diários.

Mas você sabia que a aparência sem viço pode ser evitada com uma rotina de skincare adequada? É importante lembrar que cuidado com a pele do rosto não se resume a um produto; manter o organismo saudável e consultar o dermatologista também são atitudes indispensáveis. Veja abaixo oito cuidados para adotar com a pele do rosto no inverno!

1. Não use água quente para lavar o rosto

A água quente não deve ser usada para lavar o rosto - e nem o corpo - em nenhuma época do ano, mas no frio esta tarefa pode se tornar mais difícil. O ideal, porém, é fazer a higienização com água morna ou fria e um sabonete específico para o seu tipo de pele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No caso da pele oleosa, por exemplo, uma opção é o sabonete líquido facial Protex® Oil Control. O produto limpa a pele profundamente, removendo o excesso de oleosidade, mas sem agredir ou ressecar. Além disso, Protex® Oil Control protege contra bactérias que podem causar cravos e espinhas (P. acnes).

O sabonete líquido facial Protex® Oil Control é dermatologicamente testado e fácil de usar. Duas vezes por dia, com o rosto úmido, aplique uma pequena gota na palma da mão e esfregue o rosto sem fazer muito esforço. Para finalizar a limpeza, enxágue com água morna.

A água morna, diferente da água quente, abre os poros para a limpeza, mas não afeta o manto hidrolipídico, responsável por proteger e oferecer hidratação natural às camadas mais superficiais da pele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2. Capriche na hidratação

Com o rosto limpo, o próximo passo é fazer sua hidratação e o melhor momento para fazê-la é realmente logo após a higienização, quando os poros estão mais abertos para absorver o hidratante. Caso sua pele seja seca, antes do hidratante você pode aplicar séruns, água termal ou outro produto que ajude a dar um boost na hidratação.

Porém, com a chegada do frio, este passo deve ser seguido à risca, já que sem a boa umidade do ar e sem o suor, a pele tende a ressecar e um bom auxiliar para esta etapa é o Gel Hidratante Facial Protex®.

De uso diário, o gel tem textura leve - ideal para pele oleosas -, mas que proporciona hidratação para todos os tipos de pele, não obstrui os poros e protege contra bactérias (Bactéria testada em laboratório: P. acnes) que podem causar cravos e espinhas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3. Mantenha o uso de filtro solar

O céu nublado já é motivo suficiente para você abandonar o uso de protetor solar? Pois saiba que a recomendação é outra: o uso regular de protetor solar deve ser mantido mesmo em dias frios, chuvosos, bem como durante todo o inverno e continua sendo o último passo da sua rotina de skincare.

A indicação de manter o uso de protetor se dá porque a radiação solar, ou seja, a emissão de raios UVA e UVB também acontece no inverno, mesmo que a incidência seja menor. E, sem a proteção adequada, os raios solares ainda são suficientes para causar danos à pele, como manchas e envelhecimento.

Portanto, mantenha o uso do protetor solar diariamente e lembre-se de escolher aqueles com FPS (fator de proteção solar) maior que 30. A recomendação também vale para quem trabalha em home office e fica exposto à luz artificial.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4. Atenção aos procedimentos estéticos

Se por um lado o inverno é a melhor época do ano para tratar manchas e investir em procedimentos estéticos - por ter uma incidência de radiação solar menor -, por outro, muitos desses processos podem deixar a pele ainda mais sensível e ressecada. Deste modo, todos os tratamentos devem ser acompanhados pelo médico dermatologista.

5. Dê atenção para os lábios

Os lábios são uma das regiões do corpo mais atingidas pelo frio. Com a queda da umidade do ar, do corpo e o vento forte, os lábios tendem a ficar com aspecto ressecado, com descamação e até fissuras (rachaduras) mais dolorosas. Por esse motivo, você também deve mantê-los hidratados.

Ao contrário do que muitos acreditam, a saliva não é suficiente para hidratar, pelo contrário, ela ajuda a ressecar os lábios e pode dificultar a cicatrização em casos de rachaduras, pois é irritante. Portanto, nada de passar a língua sob os lábios e a arrancar as "pelinhas".

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A recomendação, na verdade, é investir no uso de itens como manteigas para o lábios e lip balm, que são pensados exatamente para esta área e contam com ingredientes hidratantes e reparadores, caso do cacau, karité, vitamina E, glicerina e outros.

6. Cuide das alergias

Em dias mais frios há uma maior tendência ao aparecimento de diferentes alergias, desde uma rinite a reações cutâneas, como a dermatite atópica. Diferente do ressecamento que é causado unicamente pela queda de temperatura, os problemas de pele também a deixam áspera, vermelha, com descamação e coceira. Neste caso, a melhor forma de amenizar o incômodo é com tratamento médico.

7. Não esqueça de beber água

A hidratação começa de dentro para fora, sabia? E a melhor forma de se manter hidratado é, claro, consumindo água. Mas se você é do tipo que esquece de beber água ao longo do dia, a dica é programar o despertador para lembrá-lo, ter uma garrafinha de água sempre com você ou até mesmo baixar aplicativos para este fim. Lembre-se: o consumo médio indicado é de dois litros por dia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

8. Foque na alimentação adequada

Além da hidratação, a alimentação tem um papel importantíssimo quando o assunto é cuidado com a pele. É verdade que o frio pede alimentos mais calóricos e tudo bem se permitir de vez em quando, não é? Afinal, o importante é manter uma dieta equilibrada e dar espaço para frutas, verduras e legumes com mais água na composição.

Mas e a pele oleosa no inverno?

Quem tem pele oleosa também deve adotar todos esses cuidados, pois ela também muda no inverno. Há quem acredite que por produzir muito óleo, esse tipo de pele não precise de hidratação, porém este é um grave engano. Apesar do sebo natural ajudar, a atuação de cremes, géis e séruns específicos é diferente, pois eles contêm ativos importantes para este fim, tornando seu uso indispensável!