PUBLICIDADE

Piedra branca: o que é e como diferenciar de caspa

Causada por fungos, essa micose tem sinais semelhantes aos da caspa

Os cabelos podem ser acometidos por diversas doenças capilares, dentre elas as micoses: algumas são até comuns e outras bem raras. Entre estas raridades encontra-se a piedra branca, que é muito confundida com a caspa e é causada por uma infecção fúngica no pelo. A principal diferença entre ambas é que a caspa atinge o couro cabeludo enquanto a piedra branca afeta a haste do cabelo.

O fungo que provoca a piedra branca se chama Trichosporon beigelii e sua semelhança com a caspa se deve também pela aparência e as reações e sintomas que apresentam.

Sinais frequentes da piedra branca são os cabelos ficarem com um aspecto quebradiço e arenoso, assim como o aparecimento de nódulos amarelados e crostas brancas que se aderem aos pelos e ao redor da haste capilar, causando coceira intensa, desconforto e até dor. Podem surgir tanto em pelos faciais quanto corporais, em qualquer faixa etária e atingir ambos os sexos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Apesar de não ser contagiosa, a piedra branca pode evoluir se não tratada trazendo complicações como perda de cabelo. Além disso, pacientes imunossuprimidas, como portadores do vírus HIV, ou quem fazem uso de quimioterápicos estão mais vulneráveis a desenvolver pruridos que causam forte queimação - inclusive propiciando a formação de tecido necrosado.

O diagnóstico da piedra branca precisa ser realizado por um médico especialista e o tratamento geralmente é feito com medicamentos tópicos e cremes antifúngicos para deter e controlar a infecção, além da aplicação de xampus específicos e a prescrição de remédios antifúngicos orais.

O profissional médico também consegue remover boa parte dos nódulos com pinças especiais. No entanto, é indicado ainda raspar totalmente os pelos infectados, sendo que na cabeça a situação se torna bastante delicada, portanto esta alternativa radical somente é recomendada em casos muito severos e complicados.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)