Como usar máscaras PFF2/N95 com cabelo crespo e cacheado

Essas máscaras de proteção possuem dois elásticos colocados atrás da cabeça e são os modelos mais indicados durante a pandemia

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o uso de máscaras de proteção se tornou parte da rotina de pessoas de todo o mundo. Por ser transmitido, principalmente, através de gotículas respiratórias expelidas pela boca e nariz, esse item é essencial para ajudar a diminuir o número de contaminações pelo patogênico.

A princípio, as máscaras de proteção caseira ou cirúrgicas eram as opções mais recomendadas devido ao baixo número de modelos profissionais serem direcionados para trabalhadores da área da saúde. Entretanto, após um maior entendimento dos impactos da doença, as máscaras PFF2 ou N95 se tornaram a indicação principal por diversos órgãos mundiais.

Truques para usar a PFF2 e N95

Além das diferenças nos níveis de proteção, a forma como esses modelos são colocados sob o rosto também se diferencia das máscaras tradicionais, que são ajustadas atrás das orelhas. As máscaras de proteção PFF2 ou N95 são produzidas com dois elásticos que vão em volta da cabeça - fator que amplifica o nível de vedação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Com isso, pessoas com cabelo crespo e cacheado, principalmente, podem sentir um certo incômodo ao usarem esse tipo de máscara com o cabelo solto. A forma como o item é colocado pode fazer com que os cachos sejam amassados, bagunçando as mechas e atrapalhando na hora de finalizar o visual.

Para garantir que a vedação seja feita de forma precisa e que os cabelos fiquem livres, separamos algumas dicas de como usar os modelos PFF2 e N95 em cabelos crespos e cacheados. Confira:

Cabelo solto

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Uma das dicas é dividir a parte de trás do cabelo em duas partes, deixando a região da nuca solta, enquanto o resto é preso por uma presilha. Em seguida, basta ajudar um dos elásticos no alto da cabeça, colocando o outro perto da nuca - ambos entre a mecha separada anteriormente. No final, basta soltar a parte de cima do cabelo.

Cabelo meio solto

Há dois tipos de penteados com metade das mechas soltas que podem ser feitos por pessoas com cabelo crespo ou cacheado. A primeira forma consiste em colocar toda a frente do cabelo para trás, semelhante ao uso de uma tiara. Após prender essa parte com grampos ou presilhas, coloque um dos elásticos perto dos prendedores enquanto o outro ficará perto da nuca.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Outra alternativa é prender a parte da frente no alto da cabeça, que pode ser estilizada com um coque ou com os cachos soltos. Posteriormente, basta ajustar a máscara entre a parte solta e presa do cabelo.

Maria chiquinha

Para quem quiser optar por esse penteado clássico, basta fazer as amarrações nas laterais, um pouco acima das orelhas. Em seguida, é só ajustar o primeiro elástico acima dos coques enquanto o outro permanece abaixo das orelhas e perto da nuca.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Antes de sair de casa, confira se as máscaras estão vedadas de forma correta. Os modelos N95 e PPF2 são reutilizáveis se forem bem conservados, ou seja, com aparência limpa, sem amassos e íntegros. Se há perda da integridade, devem ser descartados no lixo. Além disso, não devem ser lavados e higienizados com qualquer tipo de produto químico.