PUBLICIDADE

Como saber se a prótese de silicone rompeu?

Descubra o que pode causar o rompimento do implante nas mamas e quais são os sinais que indicam o problema

Método seguro para aumentar ou ajustar o volume das mamas, a prótese de silicone não tem exatamente um prazo de validade para ficar dentro do corpo. Entretanto, as fabricantes costumam estipular um período de vida útil do material, que gira em torno de 12 anos.

Fora deste prazo, através de avaliações periódicas, o cirurgião plástico deverá determinar a necessidade ou não de troca da prótese. Especialmente quando ela ou está mal posicionada ou representa algum risco à saúde física ou emocional da(o) paciente.

Neste sentido, uma situação que exige a substituição imediata do implante é quando há indícios de que ele foi rompido. Apesar das próteses (principalmente as de mama) estarem cada vez mais resistentes, com uma camada externa de silicone - além do gel ser mais consistente, o que evita vazamento -, pode acontecer o rompimento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que causa o rompimento da prótese?

Vale ressaltar que apenas 10% das próteses de silicone podem sofrer com rompimento. Em geral, isso pode acontecer devido a um acidente de carro, queda durante a prática de algum esporte radical ou ao realizar um esporte que gera impacto na região torácica, como lutas, natação e futebol.

Além disso, depois de implantada, a prótese pode se romper em função do desgaste natural do produto. Porém, esta ruptura por ação do tempo está relacionada com a quantidade de esforço que a paciente realiza em sua rotina e, sobretudo, com a qualidade do silicone utilizado para o implante.

Ou seja, fatores como traumas, lesões graves, cortes na região das mamas, prótese de baixa qualidade ou até uma mamografia que não foi realizada da maneira correta, podem levar ao rompimento da prótese de silicone. No caso do exame, em especial, a paciente deve sempre comunicar que tem implante na mama antes de se submeter ao procedimento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É válido lembrar que não ocorre rompimento do silicone durante a colocação da prótese. Na cirurgia, o implante é introduzido nos seios por uma pequena cicatriz e o cirurgião empurra o material levemente com o dedo aos poucos, sem provocar rompimento ou vazamento.

Sinais que indicam o rompimento do implante

O rompimento da prótese de silicone ocorre por vazamento intracapsular ou extracapsular. A ruptura intracapsular ocorre quando, mesmo rompido, o conteúdo do implante fica contido na região da prótese, que possui gel coeso. Como o conteúdo é consistente, não se espalha. Neste caso, não há risco para a saúde da paciente.

Já a ruptura extracapsular é determinada quando o conteúdo do implante se espalha pela mama e até pelo corpo. Isto ocorre devido a qualidade ruim do silicone, com conteúdo diluído. Se o conteúdo se espalhar, a probabilidade da pessoa apresentar sintomas, reações inflamatórias e infecção é maior.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Geralmente, os principais sinais de rompimento da prótese são contratura capsular, nódulo ou massa na mama, alteração no formato e firmeza da mama e fisgadas na região. Essas são consideradas reações imunológicas e inflamatórias, porque o organismo teve contato com o gel do silicone.

Portanto, caso sinta algum sintoma, a paciente deve procurar imediatamente o cirurgião plástico ou mastologista, que vai solicitar a realização de exames. O diagnóstico de ruptura se confirma com um teste de imagem da mama - que pode ser a mamografia com prótese de silicone e ultrassom das mamas. Para ter certeza absoluta do resultado, deve ser feita ainda uma ressonância magnética.

Uma prótese de silicone rompida deve ser logo retirada da mama. Esse processo de remoção inclui a prótese, bem como o gel de silicone livre e a cápsula fibrosa ao redor do implante. Pode ser colocado ou não um novo implante no mesmo tempo cirúrgico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Seja qual for a situação, por rompimento ou não, a retirada e a troca devem ser feitas em ambiente hospitalar, sempre por um cirurgião plástico especializado. Além disso, ao optar por colocar uma prótese, a melhor indicação são aquelas de alta qualidade, texturizadas ou micro texturizadas. Então, procure um especialista e discuta as possibilidades com ele.